No fim de abril e durante o mês de maio, o Mato Grosso do Sul teve um frio mais intenso do que o previsto para esta época do ano. O clima chegou a provocar geadas em algumas áreas no sul do estado. Com mais chuva que o normal, causada por influência do fim El Niño, o estado não sofrerá mais influência do fenômeno durante o inverno, segundo o parâmetro de pesquisas do Instituto Climatempo. O "normal" é esperado, com dias ensolarados e secos e com um nível de umidade do ar entre 20% e 30%.
O enfraquecimento do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento acima do normal das águas da porção central-leste do oceano Pacífico Equatorial explica em parte a reviravolta da temperatura em maio no centro-sul do Brasil. A mudança na temperatura da água do oceano Atlântico Sul na costa da Região Sudeste também tem muita importância.
Agora, entraremos no inverno sem a influência do fenômeno. "A tendência é que tenhamos em média temperaturas dentro da normalidade", disse o meteorologista Alexandre Nascimento, em entrevista ao portal de notícias Terra.
A normalidade nós já voltaremos a sentir. Hoje, às 18h34 em Campo Grande acontece oficialmente o solstício de inverno e o que se espera é uma média de temperatura que gira em volta dos 20, 21º graus durante toda a semana. A média da previsão de temperatura máxima para esta semana é 29º em Campo Grande, enquanto a mínima é 15º. Do dia 27 em diante, entretanto, a expectativa é que a temperatura caia mais. O inverno vai ser diferente, então, devido principalmente ao fenômeno El Ninõ, do inverno do ano passado, de 2015, que quase não foi sentido - durante o mês de julho inteiro, a média do Estado girou em torno dos 20º graus.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS


Imagem Ilustrativa (Reprodução)



