Menu
Menu
Busca quinta, 12 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Geral

Estado deve subir de posição no ranking do Tesouro Nacional

Boa política fiscal melhora avaliação de MS, segundo o secretário Felipe Mattos

19 fevereiro 2021 - 09h51Da redação    atualizado em 19/02/2021 às 11h09

Após anos na classificação C, da capacidade de pagamento (Capag) ao Tesouro Nacional, a terceira pior do país, o Governo Estadual de Mato Grosso do Sul deve subir para B na próxima avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), conforme antecipado pelo secretário estadual de Fazenda, Felipe Mattos ao JD1 Notícias.

O Estado está por enquanto na letra C, como a maioria dos estados brasileiros. “Só existem dois Estados letra A, e os demais são B, C e D, mas agora Mato Grosso do Sul vai passar pra letra B. A SPN só vai fazer essa avaliação com o resultado por volta de maio e junho, mas os dados do balanço já foram fechados”, comentou Felipe.

A avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional é feita depois que a Secretaria de Fazenda publicar o balanço, que leva em consideração três critérios objetivos, Índice de liquidez, Poupança Corrente e Nível de Endividamento do Estado.

O que ajudou a melhorar os índices, foram três questões principais, como apontado pelo secretário de Fazenda. “Melhoria na arrecadação no valor da receita do Estado, o corte nas despesas que foram muitas, como na estrutura administrativa até em folha de pagamento. Além disso o nível de endividamento de MS caiu, o Estado não vem somando empréstimos e sim pagando as dívidas de empréstimos anteriores”, esclareceu.

Ainda segundo o secretário, apesar do resultado só sair no meio do ano, a secretaria já tem os dados consolidados, e com o aumento de classificação o Estado será capaz de buscar recursos com aval do Tesouro Nacional. “A união só é avalista do Estado, para empréstimos, por banco ou de organismos internacionais para investimentos quando  Estado for Capag A ou B, se ele for C a união não é avalista”. 

Com a classificação nível B, Mato Grosso do Sul poderá viabilizar empréstimos com aval da União para obras rodoviárias e de infraestrutura, almejadas pelo governador Reinaldo Azambuja.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Viatura Polícia Militar
Justiça
PM vira réu após ignorar denúncia de violência doméstica em Chapadão do Sul
Imagem de agentes da Polícia Federal -
Polícia
MPF investiga agentes da PF por possível agressão a preso na fronteira de MS
Promotor de Justiça mostra aos jurados faca usada no crime
Justiça
TJ manda soltar homem condenado por matar com seis facadas em Campo Grande
Mega-Sena promoveu mais um sorteio
Geral
Mega-Sena não premia ninguém e bolada chega a R$ 90 milhões
Segundo Coronel David, a medida tem respaldo técnico e atende aos princípios da economicidade
Geral
Coronel David quer novas turmas no Curso de Formação de Oficiais para militares
Foto: Divulgação
Economia
Queda do ICMS com gás boliviano preocupa o Estado
Imagem Ilustrativa
Interior
Dez anos depois, investigação de execução em Ponta Porã é arquivada
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
Portal da Transparência de Santa Rita do Pardo é alvo de fiscalização do MPMS
Fiems destaca papel da indústria na descarbonização em fórum de Mudanças Climáticas
Geral
Fiems destaca papel da indústria na descarbonização em fórum de Mudanças Climáticas
Projetos serão analisados e votados durante sessão plenária
Geral
Deputado quer disponibilização obrigatória de cancelamento de serviços por meio virtual

Mais Lidas

Ele foi assassinado no meio da rua
Polícia
JD1TV: 'Ferrugem' é morto a tiros no Los Angeles
Ferrugem foi baleado e morto pelas costas enquanto andava no Los Angeles
Polícia
Ferrugem foi baleado e morto pelas costas enquanto andava no Los Angeles
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 10/6/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 10/6/2025
STJ -
Justiça
Segurança exagera e supermercado terá que pagar R$ 6 mil por abordagem vexatória