Menu
Menu
Busca sábado, 27 de abril de 2024
Geral

Estados e governo federal vão firmar pacto nacional contra homofobia

Durante a Semana de Luta contra LGBTfobia ser´assinado o Pacto Nacional de Enfrentamento

15 maio 2018 - 09h36Agência Brasil

Em 2017, o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, recebeu 1.720 denúncias de violações contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Do total, 70,8% foram por discriminação. Na seqüência, aparecem violências psicológicas e físicas, com 53,3% e 31,8%, respectivamente.

Na busca pelo fim da violência contra o público LGBTI, o ministério promove até sexta-feira (18) a Semana de Luta contra LGBTfobia, que terá a assinatura de um Pacto Nacional de Enfrentamento.

As atividades marcam também o Dia Internacional de Combate à Homofobia, lembrado no dia 17 de maio. A data foi escolhida em 1990, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a palavra homossexualismo da Classificação Estatística Internacional (CID). A decisão reconheceu que a homossexualidade não pode ser considerada doença, por se tratar de traço da personalidade do indivíduo. No Brasil, somente em 2010, por meio de decreto presidencial, o Dia Nacional de Combate à Homofobia foi oficialmente instituído. A partir daí, estados e municípios iniciaram políticas específicas para intensificar ações de combate à violência, ao preconceito e discriminação.

Durante a semana, haverá uma série de debates sobre políticas públicas de enfrentamento. A abertura está marcada para esta terça-feira (15) quando serão relatadas as ações desenvolvidas. Em seguida, serão apresentados dados a respeito das denúncias de violações de direitos humanos. Conforme o levantamento, 27% das violações ocorrem na casa da vítima.

Para o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, a semana traz visibilidade à causa. “Precisamos avançar neste assunto. É muito bom que já exista espaço para a população LGBTI na política, mas esse é apenas mais um passo para que seus direitos sejam preservados”, destaca.

Pacto Nacional

Além dos debates, na quarta-feira (16) será assinado o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica. O documento tem como proposta promover e articular ações que combatam à violência, priorizando o respeito à dignidade e diversidade humana.

Nele, estados, Distrito Federal e o governo federal assumem o compromisso conjuntamente enfrentar a violência LGBTfóbica. Uma consultoria especializada, via Nações Unidas, foi contratadar e fez visitas técnicas nas 27 unidades da Federação, que puderam opinar e trazer informações para elaboração do pacto.

Segundo a diretora de Promoção dos Direitos LGBTI do Ministério dos Direitos Humanos, Marina Reidel, a medida “visa unir esforços em todo território brasileiro no combate à violência”

Uma das demandas apresentadas pelos estados é a destinação de recursos para a execução das ações. Com isso, o ministro assinará um edital para seleção de propostas de ações de enfrentamento à violência LGBTfóbica, que serão financiadas pela da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos, por meio de convênio.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Anatel publica regras mais duras para chamadas abusivas
Geral
Anatel 'endurece' regra e vai bloquear empresas por ligações abusivas
Presidente da Petrobras visita a UFN3 em Três Lagoas
Geral
Presidente da Petrobras visita a UFN3 em Três Lagoas
Vice da Fiems visita fábrica da UFN3 em Três Lagoas
Geral
Vice da Fiems visita fábrica da UFN3 em Três Lagoas
Evanescence
Geral
Rock in Rio confirma show de Evanescence e mais três bandas
Anderson Leonardo do grupo Molejo
Geral
Morre o cantor Anderson Leonardo, do grupo Molejo
Foto: Divulgação
Geral
Tem árvore na fiação da sua rua? Energisa explica quando acionar serviço de poda
A dupla Alex e Yvan abrem o início do evento
Geral
Vicentina terá encontro Nacional de Violeiros e Violeiras de MS neste fim de semana
IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
Economia
IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin
Brasil
Governo consegue liminar no STF para suspender prorrogação de desoneração da folha
Júri condena mulher a 6 anos de prisão por matar marido com taco de madeira na Capital
Justiça
Júri condena mulher a 6 anos de prisão por matar marido com taco de madeira na Capital

Mais Lidas

Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Vereador Claudinho Serra
Justiça
23 dias depois, Claudinho Serra é solto
Policiais resguardam o local até a chegada da Polícia Civil
Polícia
Bandido é baleado após tentar invadir casa de subcomandante da PM em Campo Grande
A vítima faleceu ainda no local do acidente
Polícia
Criança de 5 anos morre ao ter cabeça esmagada durante acidente na BR-262