Menu
Menu
Busca sábado, 07 de junho de 2025
Geral

Ex-produtor do Beatles, morre aos 81 anos

A causa da morte ainda será determinada por legistas

17 janeiro 2021 - 16h42Brenda Assis

Phil Spector, 81 anos, produtor musical que revolucionou a música pop dos anos 1960 e acabou preso por assassinato, morreu neste sábado (16), disseram autoridades da prisão estadual da Califórnia neste domingo (17). 

A causa da morte ainda será determinada por legistas, segundo um comunicado do Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia.

Em 2009, Spector foi considerado culpado pelo assassinato da atriz Lana Clarkson, que aconteceu em 2003 em sua mansão, nos arredores de Los Angeles. Ele foi condenado a 19 anos de prisão.

Clarkson, estrela de "Rainha guerreira" (1985) e outros filmes, foi encontrada morta a tiros no foyer da casa. Na época, Spector negou o crime, que afirmou ter sido um "suicídio acidental".

'Wall of sound'

Spector era visto como uma das figuras mais influentes da história da música pop. Décadas antes de ser condenado, ele tinha sido aclamado como um visionário por criar a fórmula de produção conhecida como "wall of sound" ("parede sonora,", em inglês), que mudou a forma como os discos pop foram gravados a partir de então.

Ela mesclava harmonias vocais animadas com arranjos orquestrais luxuosos para produzir monumentos do pop, como "Da doo ron ron" e "He’s a rebel", sucessos do grupo The Crystals, e “Be my baby”, lançada pelo The Ronettes.

A partir do final dos anos 60, ele trabalhou como produtor convidado dos Beatles (no álbum "Let it be") e com George Harrison ("All things must pass"), John Lennon ("Rock n' roll") e Ramones ("End of a century").

Lennon, que também recebeu a ajuda de Spector em seu clássico solo "Imagine", o chamou de "o maior produtor musical de todos os tempos"

Já o jornalista americano Tom Wolfe o definia como "o primeiro magnata da juventude". E Bruce Springsteen e Brian Wilson se declararam adeptos de suas técnicas de gravação. 

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Apostadora fazendo jogo da Mega-Sena
Geral
Com prêmio acumulado, Mega-Sena pode pagar R$ 51 milhões neste sábado
Ação será promovida pela Prefeitura de Campo Grande
Geral
Mais de 140 idosos em situação de vulnerabilidade receberão novo RG durante Junho Prata
Câmeras registraram o assassinato -
Justiça
Homem que matou padrasto para 'proteger' a mãe é condenado a 11 anos de prisão
TJMS publica norma que organiza e regulamenta a atuação de advogados dativos
Justiça
TJMS publica norma que organiza e regulamenta a atuação de advogados dativos
Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: réu que emprestou arma para assassinato é absolvido
Foto -
Cidade
Lei que obriga plano para acessibilidade é ignorada por cidades de MS
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena não tem vencedores e prêmio acumulado chega a R$ 51 milhões
Advogado Tiago Bunning Mendes -
Justiça
Advogado diz que nova prisão de Claudinho Serra foi "sem necessidade"
Suzano oferta vagas em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
Geral
Suzano oferta vagas em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
Câmeras registraram o assassinato -
Justiça
Homem que confessou matar o padrasto para 'proteger' a mãe é julgado em Campo Grande

Mais Lidas

Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: acusado de emprestar arma para assassinato vai a júri nesta quinta
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Polícia
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Caso aconteceu em Ivinhema
Polícia
Preso por estupro, homem tira a própria vida em cela da cadeia em MS
Motociclista não resistiu aos ferimentos
Polícia
JD1TV AGORA: Motociclista morre em acidente em avenida do Nova Campo Grande