A Câmara Federal lançou a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Básico na quarta-feira (29), o objetivo é buscar soluções para o problema de saneamento. O deputado federal Fábio Trad (PSD-MS) foi eleito representante coordenador da região Centro-Oeste, integrada pelos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O coordenador da Frente é o deputado Enrico Misasi (PV-SP).
De acordo com Trad, a criação da frente deve trazer mais celeridade e eficiência na implantação de políticas públicas, já que atualmente 100 milhões de pessoas no país estão sem acesso a serviços de esgoto e 30 milhões sem acesso à água.
“Atuaremos de forma organizada para consolidar um canal permanente de diálogo sobre saneamento com todas as administrações públicas e demais atores do setor, além da sociedade civil, de modo a colocar em prática ideias como, por exemplo, a atuação conjunta do estado e da iniciativa privada”.
A frente foi lançada no momento em que o Congresso discute a Medida Provisória (MP) 868/18, que visa atualizar o marco legal do saneamento básico e alterar uma lei do ano 2000. Com a mudança, passaria à Agência Nacional de Águas a responsabilidade para editar normas de referências nacionais sobre o saneamento básico em todo país.
A medida perde a validade semana que vem e é criticada por entidades ambientalistas por permitir a atuação de empresas privadas no setor. Por falta de acordo, líderes decidiram que esse tema será tratado por projeto de lei e a MP deve caducar.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com contas desaprovadas, Gian Sandim é obrigado a devolver R$ 185 mil ao Tesouro

Paulo Corrêa aposta na união do setor público e privado para o pleno emprego em MS

CREAS de Angélica terá atendimento fiscalizado pela Promotoria

Famílias na Aldeia Água Funda recebem cartões do Programa Mais Social

Prefeitura pede na Justiça suspensão do reenquadramento da saúde por impacto financeiro

Câmaras Municipais não têm poder para rever decisões dos Tribunais de Contas, decide STF

Promotora diz que estudante assumiu risco de matar e defende júri popular

Mega-Sena não tem vencedores e prêmio sobe para R$ 40 milhões

MP investiga Câmara de Ribas após empenho de meio milhão em verbas indenizatórias
