O deputado federal Fábio Trad (PSD) esteve, na quarta-feira (22), com o representante argentino da Corte Penal Latinoamericana e do Caribe contra o Crime Transnacional Organizado (Copla), deputado Fernando Iglesias e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Felipe Francischini (PSL), para debaterem sobre a criação de tribunal contra crimes organizados transnacionais, na Câmara dos deputados.
Com o objetivo do apoio, o deputado Fernando Iglesias, que também representa a Democracia Global - Movimento pela União Sulamericana e Parlamento Mundial, veio da Argentina para o Brasil para a criação de um tribunal da América Latina e Caribe que julgue e processe crimes envolvendo mais de um país realizados em toda a região.
Segundo a Organização das Nações Unidas, o crime organizado transnacional gera “ganhos” estimados de US$ 870 bilhões por ano e inúmeras vítimas no mundo.
O deputado Fábio Trad afirma que o encontro representou uma etapa decisiva para a integração do Brasil ao tribunal. Para ele, a iniciativa é positiva, pois, além do Protocolo de Palermo e à Convenção da ONU, está alinhada aos debates realizados na Casa pelo grupo de trabalho que analisa o pacote anticrime no que se refere ao direito processual penal transnacional.
"Há muitas atividades tipificadas como crime organizado transnacional, como tráfico ilícito de drogas, de armas e de pessoas, contrabando de migrantes, lavagem de dinheiro, falsificação de produtos. E o pior é que inúmeras vidas são perdidas como resultado do crime organizado transnacional, que cresce pela ausência de uma jurisprudência que também atue de forma transnacional", explicou Fábio.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com recursos de Soraya, novos equipamentos geram segurança alimentar em MS

PGR é contra pedido de Bolsonaro para tirar Dino e Zanin de julgamento

Dia do Consumidor: Lei de Coronel David proÃbe multa por fidelidade de serviços em MS

Zelensky afirmou que "há uma boa chance" da guerra na Ucrânia acabar

Lula visitará o Japão e comunidade brasileira prepara carta com reivindicações

Lula diz que enviará projeto de isenção do IR ao Congresso na próxima semana

Em Dourados, ministro de Aeroportos anuncia maior investimento da aviação em MS

Sem pretensão ao Senado, Simone Tebet diz que pode concorrer se houver projeto

PT lança pré-candidato em Paranhos
