Seis pessoas foram presas, duas são adolescentes, por tráfico de drogas pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) durante o feriado de Natal em Mato Grosso do Sul. As prisões realizadas no feriado tinham uma característica em comum os envolvidos estavam transportando droga na modalidade “formiguinha”, que foi uma das principais formas de tráfico de drogas na fronteira do MS durante o ano de 2016.
Das mais de 60 toneladas de drogas apreendidas pelo DOF até o momento, estima-se que 15 toneladas foram apreendidas nessa modalidade de tráfico. O traficante contrata “mulas” para fazer o transporte de pequenas quantidades através de ônibus, carro, motocicletas, bicicletas e ainda os famosos “caroneiros”, que ficam as margens das rodovias com pequenas cargas de droga, pedindo carona no intuito de camuflar a ação criminosa.
Operação Boas Festas
A primeira apreensão foi realizada na manhã do sábado (24), durante abordagem a um ônibus que fazia o itinerário de Antônio João para Dourados, pela MS 164. Os policiais abordaram o ônibus e encontraram 16 tabletes de maconha, 15 quilos de droga, nas bagagens de uma adolescente de 17 anos. Segundo declaração da adolescente, ela trocou uma motocicleta pela droga na cidade de An5tonio João e levaria para Dourados. O caso foi registrado na DEFRON em Dourados/MS.
O segundo caso ocorreu ainda no sábado (24), durante abordagem a um ônibus na MS 156, na região de Caarapó, onde mais uma adolescente de 17 anos foi apreendida. Durante vistoria a bagagens e passageiros, do ônibus que fazia o itinerário de Coronel Sapucaia para Dourados, foram localizados oito tabletes de maconha, 8,5 quilos de droga, nos pertences da adolescente, que relatou ter sido contratada para pegar a droga em Coronel Sapucaia e transporta-la até a capital do estado, recebendo a quantia de 2mil reais pelo transporte.
No mesmo ônibus foram presos ainda, Maximiano Cavalheiro, de 26 anos, Marcio Barbosa, de 18 anos, e Roseli Ferreira, de 32 anos, com posse de cinco tabletes de maconha, que totalizaram 5 quilos da droga. Os autores alegaram que a droga seria para consumo. Ambos os casos foram registrados como tráfico de drogas na delegacia de Caarapó/MS.
Fechando o feriado na madrugada dessa segunda-feira (26), durante abordagem a um ônibus que fazia o itinerário de Campo Grande para Naviraí, foi presa Fatima Aparecida Alvarenga, de 45 anos, transportando 400g de crack. A droga estava junto ao corpo de Fatima, que relatou foi contratada para trazer a droga de Campo Grande até Naviraí, recebendo a quantia 400 reais pelo transporte. O caso foi registrado como tráfico de drogas na delegacia de Naviraí/MS.
“O combate a esse tipo de crime, que ocorre com muita incidência e que pelas quantidades pequenas de droga, dificulta a repressão pelos organismos policiais na fronteira, são combatidos com eficiência pelos policiais do DOF, que tem se especializado no combate a esse tipo de modalidade criminal através da rotina de cursos de especialização promovidos pela unidade, tornando desse forma a repressão muito mais ativa, gerando uma maior sensação de segurança a população e comunidade fronteiriça” – conclui o diretor do DOF, Coronel PM Ary Carlos Barbosa.
A operação Boas Festa continua até o dia 02 de janeiro de 2017, nas regiões de fronteira do MS e ainda na região de Sonora e Pedro Gomes.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS







