O fim de semana está sendo de grande empenho no combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul. Ontem (12), o Governo do Estado reuniu esforços para atuar em três grandes focos localizados no Pantanal, na região de Alcinópolis e de Três Lagoas.
Ontem (12) foi montada uma força-tarefa para atuar no fogo que atinge o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e propriedades rurais dos municípios de Alcinópolis e Costa Rica. Até a noite de sexta-feira (11), um total de 8.875 hectares já haviam sido queimados pelas chamas, sendo 4,5 mil hectares dentro do Parque e pouco mais de 4 mil hectares em propriedades rurais próximas.
A força-tarefa é integrada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Imasul, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, além do apoio do ICMBio, as prefeituras municipais de Alcinópolis e Costa Rica e das indústrias do setor de bioenergia instaladas na região.
Em Alcinópolis a força-tarefa avançou bastante no combate às chamas no sábado. Brigadistas do ICMBio vieram do Parque das Emas (Goiás) para auxiliar no combate, o Comando Militar do Oeste, enviou 70 homens do exército de Coxim para o município e no local também já estão três aeronaves contratadas pelo setor energético e prefeituras
O ministro Ricardo Salles, através do ICMBio também confirmou outras duas aeronaves que chegam hoje (13) ao município de Alcinópolis. “Teremos uma estrutura forte a partir de hoje no município para controlar a situação e a partir de amanhã os municípios mais afetados pelas queimadas serão avaliados e vamos ampliar o estado de calamidade de incêndios florestais para outros municípios, como Alcinópolis”, destaca o secretário Jaime Verruck.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves chega ao Mato Grosso do Sul neste domingo para discutir a necessidade de decreto de emergência em vários municípios, para que o Estado possa receber recursos do Ministério que serão utilizados na locação de aviões, equipamentos e combustíveis.
Incêndios na região leste e norte
Outra situação grave ocorre em uma propriedade no município de Água Clara, onde o fogo atingiu 3 mil hectares de eucalipto e o combate está sendo feito com apoio de três aeronaves e 300 pessoas contratadas pelas indústrias de celulose. O combate entrou pela noite para tentar conter as chamas que atingiram as áreas de APP (Área de Preservação Ambiental) e Reserva Legal. Segundo informações da Reflore, nesta manhã mais um helicóptero chegou a região e em sobrevoo na fazenda Lobo, foi possível verificar que a situação está controlada e a equipe se mantém em atenção na região.
No Pantanal as ações da Operação Pantanal II continuam, neste fim de semana o problema da fumaça que atinge os municípios de Corumbá e Ladário se agravou. “São três focos grandes de incêndio que atingem o Estado e que estamos tentando combater, com apoio da ministra Tereza Cristina (Agricultura e Pecuária), o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) e o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional)”.
Priscilla Peres, Semagro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Após filha ser humilhada por professor, mãe aciona a Polícia em Campo Grande

Prefeitura deixa faltar medicamentos até na cadeia e promotor investiga

Nova planta da Eldorado reaproveita lodo biológico como combustível

Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União

Denúncia no Ministério Público aponta possível corrupção na Fundação de Rotarianos em Campo Grande

Justiça nega descondenar "PX", policial expulso da PMMS

Juiz nega soltar pecuarista acusado de mandar executar fazendeiro em Sete Quedas

Direito de greve não é 'absoluto' e Justiça marca audiência de emergência; veja a decisão

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 15/12/2025


Governo intensifica combate a incêndios em três regiões de MS no fim de semana (Reprodução/Portal do Governo de Mato Grosso do Sul)



