Menu
Busca domingo, 27 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
Geral

Governo intensifica combate a incêndios em três regiões de MS no fim de semana

A ação deve ajudar a combater os incêndios

13 setembro 2020 - 17h15Da redação, com informações Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

O fim de semana está sendo de grande empenho no combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul. Ontem (12), o Governo do Estado reuniu esforços para atuar em três grandes focos localizados no Pantanal, na região de Alcinópolis e de Três Lagoas.

Ontem (12) foi montada uma força-tarefa para atuar no fogo que atinge o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e propriedades rurais dos municípios de Alcinópolis e Costa Rica. Até a noite de sexta-feira (11), um total de 8.875 hectares já haviam sido queimados pelas chamas, sendo 4,5 mil hectares dentro do Parque e pouco mais de 4 mil hectares em propriedades rurais próximas.

A força-tarefa é integrada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Imasul, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, além do apoio do ICMBio, as prefeituras municipais de Alcinópolis e Costa Rica e das indústrias do setor de bioenergia instaladas na região.

Em Alcinópolis a força-tarefa avançou bastante no combate às chamas no sábado. Brigadistas do ICMBio vieram do Parque das Emas (Goiás) para auxiliar no combate, o Comando Militar do Oeste, enviou 70 homens do exército de Coxim para o município e no local também já estão três aeronaves contratadas pelo setor energético e prefeituras

O ministro Ricardo Salles, através do ICMBio também confirmou outras duas aeronaves que chegam hoje (13) ao município de Alcinópolis. “Teremos uma estrutura forte a partir de hoje no município para controlar a situação e a partir de amanhã os municípios mais afetados pelas queimadas serão avaliados e vamos ampliar o estado de calamidade de incêndios florestais para outros municípios, como Alcinópolis”, destaca o secretário Jaime Verruck.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves chega ao Mato Grosso do Sul neste domingo para discutir a necessidade de decreto de emergência em vários municípios, para que o Estado possa receber recursos do Ministério que serão utilizados na locação de aviões, equipamentos e combustíveis.

Incêndios na região leste e norte

Outra situação grave ocorre em uma propriedade no município de Água Clara, onde o fogo atingiu 3 mil hectares de eucalipto e o combate está sendo feito com apoio de três aeronaves e 300 pessoas contratadas pelas indústrias de celulose. O combate entrou pela noite para tentar conter as chamas que atingiram as áreas de APP (Área de Preservação Ambiental) e Reserva Legal. Segundo informações da Reflore, nesta manhã mais um helicóptero chegou a região e em sobrevoo na fazenda Lobo, foi possível verificar que a situação está controlada e a equipe se mantém em atenção na região.

No Pantanal as ações da Operação Pantanal II continuam, neste fim de semana o problema da fumaça que atinge os municípios de Corumbá e Ladário se agravou. “São três focos grandes de incêndio que atingem o Estado e que estamos tentando combater, com apoio da ministra Tereza Cristina (Agricultura e Pecuária), o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) e o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional)”.

 

Priscilla Peres, Semagro

 

Rota do Pantanal

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Está de volta a castração de felinos pelo CCZ
Geral
Denunciado por som alto, rapaz coloca fogo na casa do vizinho
Geral
Carlos Iglesias causa confusão em restaurante de São Paulo
Geral
"A grande culpa é de Sheiza", diz esteticista denunciada pela morte de estudante brasileira
Geral
Motociclista morre ao perder controle em curva e bater em árvore na praça do Preto Velho
Geral
Alguém viu o 'Spyke'? criança se frustra, ao perder seu amiguinho
Geral
Sexta-feira terá live de Gusttavo Lima e Daniel, Duda Beat e Nando Reis
Geral
Heber Xavier renuncia Santa Casa
Geral
Agehab deve entregar 352 apartamentos ainda este ano na capital
Geral
Live debaterá pandemia entre idosos

Mais Lidas

Geral
Está de volta a castração de felinos pelo CCZ
Política
Mais de meio milhão de candidatos inscritos para disputar as eleições 2020
Polícia
homem quebra mesa na cabeça da mulher e tenta impedir PM de atender o caso
Internacional
Acidente aéreo na Ucrânia deixa 26 mortos