Menu
Menu
Busca terça, 14 de abril de 2026
Sebrae IA #2 Abr26
Geral

Após 16 anos de espera, policial civil realiza transplante e ganha "nova vida"

Após 12 tentativas frustradas, compatibilidade veio na 13ª convocação e pôs fim a uma longa jornada de hemodiálise e esperança

14 abril 2026 - 14h33Taynara Menezes

Foram mais de 16 anos vivendo entre a esperança e a incerteza. Diagnosticado em março de 2009 com nefropatia por IgA, conhecida como doença de Berger, o investigador da Polícia Civil Anderson iniciou, poucas semanas depois, uma longa rotina de hemodiálise que se estendeu por 16 anos e 8 meses.

Nesse período, a vida passou a girar em torno de ligações que podiam chegar a qualquer momento. Cada toque do telefone carregava a possibilidade de um recomeço e, muitas vezes, também a frustração. Ao longo dos anos, ele foi convocado diversas vezes para um possível transplante, mas a incompatibilidade com os órgãos disponíveis adiava, repetidamente, o desfecho esperado.

“A gente vive esperando o telefone tocar. Pode ser a qualquer hora. Isso mexe com o psicológico, com o sono, com tudo”, relata Anderson.

A espera exigiu não apenas resistência física, mas também equilíbrio emocional. Entre viagens, tratamentos e falsas esperanças, ele seguiu trabalhando e mantendo a rotina, apoiado pela família e pelos colegas de profissão.

A virada veio no Hospital do Rocio, em Campo Largo-PR, onde Anderson permaneceu por cerca de dois anos e meio. Após mais de uma década e meia na fila e 12 convocações sem sucesso, a ligação decisiva chegou na madrugada de 13 de outubro do ano passado. Desta vez, havia compatibilidade.

“Quando deu certo, foi como ganhar uma nova vida. Foram muitos anos tentando, vendo outras pessoas conseguirem e eu tendo que recomeçar. É uma sensação que não dá para descrever”, relembra.

A história de Anderson reflete os avanços na área de transplantes em Mato Grosso do Sul, impulsionados pela integração entre saúde e logística e pelo suporte estratégico do Governo do Estado.

A SES atua de forma articulada com a Casa Militar, a CTA e a SEGOV (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), garantindo agilidade no transporte de equipes e órgãos, especialmente por via aérea, fator determinante para ampliar o número de procedimentos e salvar vidas.

 

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vítima foi atendida no UPA Universitário
Saúde
'Avanço', diz Ministério Público sobre o fornecimento de comida nas UPAs e CRSs
SISFRON - Foto: Exército Brasileiro
Política
CPI do Crime Organizado expõe falhas no sistema de monitoramento das fronteiras
Divulgação - PF
Polícia
PF intercepta 52 kg de skunk em transportadora e prende suspeitos em Campo Grande
Equipes da polícia e perícia no local
Polícia
Subtenente que atirou na companheira segue vivo em estado grave na Santa Casa
Divulgação - PF
Polícia
PF intensifica combate a esquema de medicamentos ilegais usados para emagrecimento em MS
Prova de concurso para cartórios é remarcada em Mato Grosso do Sul
Geral
Prova de concurso para cartórios é remarcada em Mato Grosso do Sul
O caso foi registrado na Depac Cepol
Polícia
Venezuelano procurado pela Justiça é preso em Campo Grande com documentos falsos
Arquiteta que caiu de caminhonete do ex-marido é velada em Campo Grande
Polícia
Arquiteta que caiu de caminhonete do ex-marido é velada em Campo Grande
Câmera flagrou a batida - Foto: Reprodução / Vídeo
Polícia
VÍDEO: Mãe e filho ficam em estado grave após atropelamento no Jardim Noroeste
Bombeiros atenderam a ocorrência - Foto: WhatsApp / JD1
Trânsito
Homem em situação de rua morre atropelado por carreta na BR-262, em Campo Grande

Mais Lidas

Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
UPA Coronel Antonino
Polícia
Após ser liberado da UPA, homem volta a passar mal e morre em Campo Grande
Elly acabou sendo atropelada pelo próprio veículo
Polícia
Arquiteta morre após cair de carro e ser atropelada na BR-163
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande