Menu
Menu
Busca terça, 06 de maio de 2025
Geral

Incêndio no Pantanal assola área com habitações as margens da BR 262

As equipes também combatem chamas de grandes proporções na Serra do Amolar e região da Nhecolândia

05 agosto 2024 - 11h11Sarah Chaves

Desde janeiro até 30 de julho deste ano, o Pantanal Sul-mato-grossense já registrou calor detectados via satélite chegam a 3.783, ou seja, 26,2% a mais que no mesmo período de 2020, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais).

E as ações combate continuam agora em sete locais, conforme dados atualizados do domingo (4), pelo Governo do Estado. Outras duas áreas estão sob alerta. 

Na região da Nhecolândia, ao sudoeste do Pantanal sul-mato-grossense, nas proximidades da Fazenda Tupaceretã e do Porto do Ciríaco, o incêndio na área é de grande proporção. 

Guarnições extras foram deslocadas para as proximidades da Fazenda Caiman, em Aquidauana, para proteger a área de preservação ambiental e foram realizados lançamentos de água próximo ao Parque Estadual do Rio Negro e as áreas ribeirinhas.

O objetivo é conter o foco de incêndio, originado na região da Nhecolândia. O avanço das chamas é acelerado pelas fortes rajadas de vento.

O incêndio que começou nas proximidades da divisa entre Bolívia e Mato Grosso do Sul e se expandiu para a Serra do Amolar ainda é de grande proporção.

Na região de Albuquerque, um pouco abaixo do Porto da Manga, as equipes também mantêm os trabalhos intensos.

A prioridade da atuação é nas áreas onde há habitações. A frente de fogo é extremamente extensa, atingindo até as margens da BR 262.

Na região de Rio Verde, próxima à Fazenda Rio Negro e em direção a Coxim - MS, os focos de incêndio permanecem ativos, mas em menor intensidade.

O fogo concentra-se na região serrana e a equipe de combate mantém o monitoramento constante.

Neste domingo (4), o satélite identificou um novo foco de incêndio próximo ao município de Miranda. Imediatamente uma equipe foi enviada ao local para atuar no combate ao fogo. No entanto, o foco acabou se expandindo até atingir a margem da rodovia BR-262.

A região do Porto da Manga e na Área de Adestramento do Rabicho o trabalho agora se concentra no rescaldo.

Operação conta com 106 bombeiros militares mais 34 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, 20 militares da LIGABOM, além de equipes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e 233 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.
 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)
Geral
Nikolas Ferreira vem à Capital no dia 16 de maio
Brasil leva ouro em três categorias da "copa do mundo da cerveja"
Geral
Brasil leva ouro em três categorias da "copa do mundo da cerveja"
Foto: Divulgação - Usina Laguna
Geral
Usina Laguna é a nova produtora de açúcar para exportação em MS
Desembargador Sérgio Fernandes Martins
Polícia
Contas eram pagas em dinheiro vivo, aponta PF sobre ex-presidente do TJMS
Presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan -
Justiça
TJMS assina acordo para implantação do Eproc
Diversas ruas de Paranaíba serão recapeadas
Geral
Governo irá recapear diversas ruas de Paranaíba em 1 ano
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Bora apostar? Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 20 milhões nesta terça-feira
Foto: Cedida
Geral
Moradores reclamam de 'escuridão' em rua que está há meses sem iluminação no Taveirópolis
Imagem de agentes da Polícia Federal -
Justiça
Filha de desembargador teria "desenrolado" venda de fazenda milionária por quase R$ 1 milhão
Identidade Visual MPMS -
Interior
MP exige providências da Prefeitura de Três Lagoas para resolver problemas na fisioterapia

Mais Lidas

Whatsapp/JD1 Notícias
Polícia
AGORA: Homem é morto com golpes de foice, enrolado em saco e jogado em córrego na Capital
Mulher não resistiu aos ferimentos
Polícia
Jovem que morreu em acidente no Los Angeles era moradora de Costa Rica
Grávida socorrida em estado grave após acidente no Tiradentes perde o bebê na Santa Casa
Polícia
Grávida socorrida em estado grave após acidente no Tiradentes perde o bebê na Santa Casa
Reprodução
Saúde
USF Jardim Los Angeles passa a atender até as 23h a partir desta segunda-feira