Menu
Menu
Busca terça, 17 de junho de 2025
Geral

James Cameron desce ao ponto mais fundo dos oceanos

27 março 2012 - 11h24Reprodução

Ao que parece, James Cameron desenvolveu um gosto especial pelo fundo do mar após fazer filmes como "O Segredo do Abismo" e "Titanic".

Mas, desta vez, ele foi mais longe: o cineasta americano usou um submarino especial para descer ao ponto mais profundo da Terra, a fossa das Marianas, no Pacífico.

O objetivo foi gravar imagens - ainda não divulgadas - para futuros filmes e documentários, incluindo uma continuação do seu blockbuster "Avatar" (2009).

"Mal posso esperar para dividir com vocês o que estou vendo", tuitou Cameron quando terminou a descida.

Ainda não há detalhes sobre o que ele viu. Mas o cineasta adiantou na entrevista à imprensa concedida na segunda-feira que conseguiu enxergar algumas espécies e muita areia, "como um deserto". "Parecia outro planeta", disse.

Remoto
A depressão da fossa das Marianas fica a 11 quilômetros de profundidade, a leste das Filipinas.

O lugar é tão remoto - e custa tanto para ser explorado - que ninguém arriscou investigar a área desde 1960, quando dois tripulantes do submersível Trieste, da Marinha americana, passaram 20 minutos lá no fundo.

Só que eles não conseguiram ver muita coisa, porque a areia fina levantada na descida deixou a água turva.

"Chegar lá é fácil. O difícil é ir e voltar. Até hoje só três pessoas fizeram isso, e as duas últimas o fizeram há 52 anos", disse a oceanógrafa Sylvia Earle, primeira pessoa a descer a 1.000m de profundidade sem ajuda de submarinos, comemorando o feito do cineasta americano em Brasília.

"Espero que daqui a alguns anos o Brasil esteja equipado com uma frota de submarinos que permita explorar os mares profundos. O Brasil, com seu interesse por exploração de petróleo em águas profundas, pode ser um líder tecnológico nessa área."

O projeto de Cameron, batizado de "Deepsea Challenge" (Desafio do Mar Profundo), começou há sete anos. O patrocínio veio da "National Geographic" e da Rolex.

As gravações duraram seis horas e foram feitas por meio de câmaras de alta definição e 3D acopladas aos submersível de oito metros, que o cineasta ajudou a projetar.

Além das câmeras, claro, houve a necessidade de muita luz: o submersível tem 2,4 metros de lâmpadas de LED. Por causa da profundidade, a fossa das Marianas fica em escuridão permanente. "É bom ver a luz do Sol", escreveu Cameron quando voltou à superfície.

Outro desafio é a pressão no fundo da fossa: cerca de mil vezes maior do que a no nível do mar.

Para dar conta do mergulho, Cameron se preparou com corrida e ioga. "Tive uma sensação de isolamento. Você percebe o quão insignificante é num espaço tão grande e inexplorado."

Via Folha.com

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imagem de dinheiro
Justiça
Condenado por sonegar milhões, empresário é preso pela PM em Campo Grande
Ator Nicholas Galitzine será protagonista de novo "He-Man"
Geral
Protagonista de novo "He-Man" publica primeira foto do filme
2ª edição da Expogenética MS terá rodeios e show da 'Boiadeira' em outubro na Capital
Geral
2ª edição da Expogenética MS terá rodeios e show da 'Boiadeira' em outubro na Capital
Parceria da ESD garantirá qualificação jurídica em contratações públicas
Geral
Parceria da ESD garantirá qualificação jurídica em contratações públicas
Fonte:
Interior
Derramamento de 15 mil litros de agrotóxicos em Rio Brilhante é alvo de investigação
Grupo visitou o Africa Food Show, uma das maiores feiras do setor de alimentos e bebidas do continente
Geral
Missão empresarial da Fiems amplia perspectivas de investimentos na África do Sul
PIX
Interior
TJMS mantém condenação de fiscal que recebeu pagamento de tributo em conta própria
Bioparque Pantanal
Geral
Capital sedia Semana Estadual de Prevenção às Drogas com lançamento da "Missão Caça VAPE"
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP recomenda criação de lei para reestruturar Controladoria em Coronel Sapucaia
Erick foi morto com tiros
Justiça
Veterinário que matou ex-cunhado a tiros em Campo Grande tem pena reduzida

Mais Lidas

JD1TV: Barra de ferro atravessou dois passageiros do ônibus durante acidente na BR-262
Polícia
JD1TV: Barra de ferro atravessou dois passageiros do ônibus durante acidente na BR-262
Identificada uma das vítimas fatais do acidente de ônibus em Corumbá
Polícia
Identificada uma das vítimas fatais do acidente de ônibus em Corumbá
Viatura Polícia Militar
Polícia
AGORA: Homem morre ao trocar tiros com a Força Tática da PM em Campo Grande
Foto: Freepik
Polícia
Irmãos são assassinados e pai amarra suspeito a base de pauladas