As inscrições para participar da 10ª edição do FESMORENA que celebra 10 anos em 2025 já estão abertas a estudantes de d7 a 17 anos, regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Mato Grosso do Sul e podem ser feitas gratuitamente até o dia 12 de setembro pelo site www.fesmorena.com.br.
Os interessados devem enviar uma composição autoral inédita, que será avaliada por uma curadoria técnica especializada. Veja o edital.
A final do FESMORENA 2025 será realizada no dia 21 de dezembro, no Teatro Dom Bosco, em Campo Grande. Os 15 finalistas selecionados subirão ao palco ao vivo e serão avaliados por um júri técnico especializado.
O festival premiará os participantes com um total de R$ 13 mil, divididos entre os três primeiros colocados e as categorias especiais: Melhor Letra, Melhor Torcida, Voto Popular e, pela primeira vez, a de Melhor Música Coletiva, para incentivar a coautoria entre os estudantes.
As músicas selecionadas serão gravadas, apresentadas em palcos e avaliadas por especialistas. Mas antes disso, elas já nascem com valor: são vozes em formação que se reconhecem criadoras.
Criado em 2015 como um experimento entre arte e educação, o FESMORENA une composição, performance, gravação e visibilidade em um circuito formativo que respeita a infância e enxerga na juventude uma potência criadora.
“Mais do que revelar talentos, o FESMORENA ajuda os jovens a reconhecerem que têm algo a dizer — e que sua voz merece ser escutada”, afirma Daniel Escrivano, idealizador do projeto e Presidente do Instituto Cerrado Central, realizador do festival.
Em uma década de trajetória, o projeto já reuniu mais de mil inscrições autorais, com impacto direto em cerca de 45 cidades sul-mato-grossenses. São canções escritas por estudantes que encontram apoio em suas escolas, famílias e comunidades.
Através do Estúdio Móvel FESMORENA, o projeto percorre municípios do estado com estrutura profissional de captação de áudio e vídeo, permitindo que todos participem e gravem suas músicas com qualidade, mesmo longe dos grandes centros.
O festival integra a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com recursos do Ministério da Cultura repassados à Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O Fesmorena conta com o apoio da TV Morena, Morena FM Easy, Zoom Publicidade, Colégio Dom Bosco e do Deputado Federal Vander Loubet.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


Foto: Divulgação 



