Na manhã desta quinta-feira (26), os 18 juízes substitutos concluíram o segundo módulo do Curso de Formação Inicial, realizado pela Escola Judicial de MS (Ejud-MS), com uma palestra da juíza Jacqueline Machado, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e titular da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital.
Entre os assuntos abordados estava a urgência de medidas protetivas para complementar a Lei Maria da Penha, norma que protege as mulheres vítimas de agressões. Acompanharam a juíza a assistente social Vanessa Vieira e a psicóloga Sandra Regina Monteiro Salles – ambas integrantes da Coordenadoria da Mulher.
De acordo com a juíza, a aula destinada aos juízes teve o intuito de mostrar o que acontece antes da violência que termina no pedido de medida protetiva. Ela salientou que o interesse é expor a desigualdade de gênero existente atualmente, geradora dessa violência, pois isso precisa ser compreendido pelos juízes que, a partir do dia 7 de novembro, estarão judicando em comarcas do interior.
“O juiz que tem um olhar de gênero para o fato proposto consegue analisar de forma mais adequada uma medida de proteção. É uma questão de saúde pública”, afirmou a juíza, ressaltando a importância da formação, tendo em vista que os juízes necessitam desse conhecimento para compreender que esse tipo de violência é grave, com dados alarmantes e precisa ser combatida pelo Poder Judiciário, seja com repressão ou prevenção.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"







