O Governo de Mato Grosso do Sul publicou, nesta segunda-feira (17), no Diário Oficial do Estado, a Lei que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito de até R$ 950 milhões com o Banco do Brasil, com garantia da União.
A medida segue a Resolução nº 4.995/2022 do Conselho Monetário Nacional e tem como objetivo financiar projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento social e econômico do Estado e deve atender ao programa de municipalismo.
De acordo com o texto, os recursos serão destinados exclusivamente a despesas de capital previstas no Plano Plurianual e nos orçamentos anuais, além da capitalização do fundo garantidor de Parcerias Público-Privadas e do fortalecimento de fundos estaduais. A lei veda o uso do montante para despesas correntes, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
A norma também estabelece que os valores obtidos com a operação de crédito serão registrados como receita orçamentária e que o Estado deverá prever, anualmente, dotações para amortização e pagamento dos encargos do financiamento. O governador fica ainda autorizado a oferecer receitas próprias e transferências constitucionais como contragarantia à União, além de realizar ajustes na LOA de 2026 e no PPA 2024-2027 para viabilizar a execução da lei.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pedágios da Way ficam mais caros a partir de amanhã em MS; confira

"Eivado de absoluta ilegalidade", diz presidente do TJ ao barrar alta do IPTU na Capital

Justiça condena 'Mano' a 10 anos de prisão por homicídio brutal no Noroeste

Lei autoriza alertas contra racismo em eventos culturais e esportivos

Promotor do MPMS toma posse no Conselho Nacional do Ministério Público

VÍDEO: Guarda municipal flagrado agredindo suspeito em Campo Grande é demitido

Promotoria atua para garantir presença de pais durante internação de crianças na Santa Casa

Prefeitura libera R$ 170 mil para bancar o Carnaval de rua em Campo Grande

Filho de babá que abusava de crianças em Naviraí é condenado a 31 anos de prisão






