Foi sancionada e publicada nesta quinta-feira (18), que autoriza a realização de orientações e treinamentos sobre a manobra de Heimlich durante o acompanhamento pré-natal de gestantes atendidas nas redes pública e privada de saúde do Estado.
De acordo com a lei, o pré-natal das gestantes assessoradas poderá incluir, entre os procedimentos, a orientação e o treinamento prático sobre a manobra de Heimlich, técnica de desengasgo utilizada em situações de emergência. O objetivo é capacitar gestantes e responsáveis para a prestação de socorro em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita em bebês.
A legislação também prevê que a orientação e o treinamento contem com a participação dos pais ou responsáveis legais pelo bebê durante o período do pré-natal. Além disso, as informações poderão ser reforçadas nas consultas de acompanhamento do recém-nascido, ampliando o alcance das ações educativas.
A iniciativa busca fortalecer a prevenção de acidentes domésticos envolvendo recém-nascidos e bebês, promovendo maior segurança às famílias por meio da disseminação de conhecimentos básicos de primeiros socorros. A lei se aplica a atendimentos realizados tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde em Mato Grosso do Sul.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Mundo Bita marca a reta final da programação de Natal no Bosque dos Ipês

Queimadas caem mais de 90% no Pantanal sul-mato-grossense

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 18/12/2025

Produtores de Munhoz e Mariano são multados por oferecer álcool a adolescente em show; assista

Governo fecha 2025 com 88% das metas cumpridas e avanços em áreas estratégicas

Tribunal de Contas aponta que prefeita tem poder excessivo para definir gratificações salariais

Após identificar falhas, TCE cobra transparência total da "folha secreta" em Campo Grande

Deputado estadual Neno Razuk é condenado por crimes ligados ao jogo do bicho em MS

Governo do Estado vai investir R$ 500 mil para fortalecer rede hospitalar da Capital


Foto: Daisy Daisy/Getty Images 




