Menu
Menu
Busca sábado, 31 de janeiro de 2026
Geral

Com os jovens, FAMASUL consagra gestão vitoriosa

Evento foi realizado no auditório do Sistema Famasul na última sexta-feira

27 maio 2018 - 08h16Da redação

Com a participação de mais de 200 pessoas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), realizou, na última sexta-feira (25), a etapa Campo Grande do "Encontro Jovens da Agropecuária". O encontro tem o apoio da Comissão Famasul Jovem, Aprosoja/MS, MNP Jovem, Sindicato Rural de Campo Grande e CREA/MS.

O evento teve como tema “Discutindo o futuro do agronegócio com quem vai fazer o futuro acontecer” e foi realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). “Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o programa oportuniza à nova geração do agro o acesso a informações relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional.   “Com a liderança da jovem Roberta Maia, o encontro faz parte do projeto da atual diretoria em promover a abertura de espaços para que a juventude atue na representação rural, renovando e oxigenando o setor”.

A organização vem mobilizando o público para ampliar a qualidade do debate e do conteúdo direcionado.  “Queremos que saiam do evento com vontade de se destacarem, em relação aos demais da sua sala de aula, buscando inovações, tanto no conhecimento, quanto na atuação”, comenta a presidente do Famasul Jovem, Roberta Maia.

A presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputada federal Tereza Cristina Correa da Costa Dias, participou do painel de abertura “Política e Agronegócio: como eles se interagem?”.

Em seguida, o coordenador de Assuntos Econômicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Renato Conchon, com o tema “Agropecuária: cenário atual e oportunidades para o futuro”.

A última apresentação foi do jornalista Nicholas Vital com a palestra “Agrotóxicos: precisamos deles?”.

“Muitos mitos sobre o assunto foram criados nos últimos anos e existe um desconhecimento grande quanto ao uso de agroquímico. A minha proposta é neutralizar o debate, já que o tema hoje só tem uma versão que é a que os orgânicos são excelentes e que os defensivos são vilões”, destacou Vital durante o evento.

 TRÊS ANOS DE GESTÃO

O "Encontro Jovens da Agropecuária" é uma das ações que refletem os pilares da atual diretoria que priorizam o compartilhamento do conhecimento. Saito tem trabalhado em todas as áreas com planejamento. “Temos o entendimento de que a responsabilidade do Sistema Famasul transcende o individual e deve ser voltada ao coletivo”, afirma.

Para o presidente e produtor rural Mauricio Saito, a gestão tem sido de muito trabalho e dedicação focada em três aspectos: na representação dos interesses dos produtores rurais de MS, no fortalecimento institucional e em uma administração técnica, transparente e eficaz. “Trouxe da minha experiência das bases (sindicato rural, cooperativa e Aprosoja-MS), que não há soluções simples para os desafios dos produtores rurais. As questões são complexas e não se resolvem a partir de análises superficiais e do discurso fácil”.

Ele destaca que a defesa dos interesses dos produtores rurais de MS ocorre tanto levando de forma proativa as demandas do setor às instâncias adequadas, quanto impedindo ações e políticas públicas que sejam prejudiciais ao segmento. “Por isso a importância da atuação do Sistema Famasul com conhecimento técnico e científico, com uma equipe técnica altamente qualificada para dar suporte às questões de interesse dos produtores rurais”, afirma o presidente, que também comenta a participação da federação em mais de 130 representações em conselhos, comissões, comitês, câmaras temáticas e grupos de trabalho, em âmbito estadual e nacional. “As atividades são estruturadas em eixos prioritários de atuação, cobrindo as áreas de assuntos fundiárias e segurança jurídica, política agrícolas, meio ambiente e cadeias produtivas agrícolas e pecuárias”.

Dentre os exemplos pontuados por Saito, está a atuação ao lado do produtor rural em situações de crise, como a da Operação Carne Fraca, a da JBS, o do fechamento do maior laticínio de MS, enchentes no pantanal, questões fundiárias, seca na safrinha e tantas outras. “Nessas oportunidades elaboramos relatórios e fizemos solicitações junto aos órgãos competentes na busca de soluções para aliviar as perdas com segurança jurídica para suas atividades”. 

De acordo com Mauricio Saito, todas as discussões da Casa Rural são levadas às mesas de debate com embasamento técnico. “A partir desse modelo, entendo que construímos resultados importantes para nossos produtores no Código Florestal, na legislação para o Pantanal (PL 750/2011, Decreto 14.273/2015), nas políticas de recursos hídricos e para as discussões do Funrural. Além disso, ao longo de meu mandato, discutimos as questões fundiárias com quatro ministros da justiça diferentes. Participamos de inúmeras audiências públicas e encaminhamos estudos embasando posições de nossos parlamentares.”

Em uma política de agregar os esforços pelo agro, além da Aprosoja-MS e a Sulcanas, a Famasul abriu a Casa Rural para a Assumas e a Avimasul, além de ter promovido a reaproximação com a Acrisul, com a qual tem atualmente uma grande parceria institucional. “Podemos dizer que, em nossa gestão, a federação vem ampliando sua participação nas diversas cadeias do agro e está, cada dia mais, respeitada no meio institucional e político de MS e do agro brasileiro”.

Do mesmo modo, as parcerias com a comunidade científica foram potencializadas contribuindo significativamente para que a agropecuária possa se desenvolver de forma sustentável.

Investimentos em tecnologia e informação para os sindicatos rurais também recebem atenção especial na atual gestão que, por meio do "Programa Sindicato Forte", desenvolveu e disponibilizou gratuitamente uma ferramenta para aprimorar o planejamento de ações.

Os últimos três anos também foram marcados pelo aumento no atendimento aos produtores rurais, com os programas de educação e assistência técnica do Senar-MS, saído de 118 mil atendimentos em 2015, para 283 mil em 2017, um incremento de 140%. “Mais que dobramos o atendimento, mas com gastos somente 20% superiores. Isso foi possível pelo aumento na eficiência na aplicação dos recursos, fruto de uma reestruturação interna e investimentos em qualificação dos colaboradores”.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Detran-MS alerta para golpe envolvendo o novo CNH do Brasil
Geral
Detran-MS alerta para golpe envolvendo o novo CNH do Brasil
Em todo o Estado, são ofertadas 2.842 vagas por dia, sendo 1.000 diárias somente na Capital
Geral
Novo RG: Campo Grande tem 1 mil vagas diárias para emissão da identidade nacional
Senado Federal - Foto: Andressa Anholete
Política
Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta
Agência dos Correios
Justiça
Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias
Instituto Mirim de Campo Grande - Foto: Reprodução / PREFCG
Cidade
Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes
Imagem Ilustrativa
Interior
Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável
Fiscal do Ministério do Trabalho - Divulgação / MTE
Brasil
Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025
TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável
Justiça
TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável
Caso aconteceu durante a madrugada
Justiça
Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão
Menina sofria violência sexual -
Interior
TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema

Mais Lidas

Lucas estava desaparecido desde o dia 24
Polícia
Jovem desaparecido no Nova Lima é encontrado morto em área de mata
Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste
Alyson morreu após receber golpes de faca
Polícia
Suspeito de assassinar Alyson é preso cometendo furto com irmão em Campo Grande