O mega-assalto que aconteceu em uma empresa de transportes, na madrugada desta segunda-feira (24), em Cuidad del Leste, no Paraguai, coloca em risco a segurança no país vizinho. De acordo com a imprensa paraguaia, o Primeiro Comando Capital (PCC) está querendo dominar a fronteira entre os dois países que é conhecida na America do Sul, como a “rota da droga”.
Segundo um jornalista brasileiro, Alan de Abreu, que é especializado na investigação do tráfico de drogas, e que em breve irá lançar um livro sobre o caso, destaca que o assalto dos R$ 125 milhões, tem total características de que foram efetuados por integrantes do PCC, que tem se instalado no país, e seu poder é comandar a região, já que são responsáveis pela morte de Jorge Rafaat Toumani.
Ainda de acordo com a entrevista realizada pelo ABC Cardinal, o assassinato do narcotraficante mostra como o PCC tem total comando do tráfico de drogas no Paraguai. Alan ainda explicou que o grupo funciona como uma “grande indústria” no crime organizado, e que a metodologia utilizada quanto ao assalto e o comando da fronteira, é a mesma utilizada no território brasileiro.
Segundo o jornal, ocorreram no Brasil mais quatro assaltos semelhantes e ainda ressaltou que estes ataques são parte de uma “estrutura que a Polícia é incapaz de combater todo o esquema”.
O jornalista ainda afirmou na entrevista que o comando do PCC tem novos líderes, já que o atual embaixador, Carlos Caballero, conhecido como “Capilo” não está mais a frente do crime organizado na fronteira, e que esses ataques servem para fortalecer a estrutura geral do PCC, não apenas no Brasil e sim no Paraguai e Bolívia.
“Atualmente o Paraguai é um dos principais produtores de maconha, e que a fronteira com o Brasil serve como um “grande corredor” para a cocaína que vem do Peru e Bolívia, já que o tráfico entra diretamente no berço do PCC, que é o Estado de São Paulo”, relata o jornalista brasileiro ao ABC Cardinal.
A forte presença do PCC não é única em Cuidad Del Leste, eles também estão em Salto Del Guairá e Pedro Juan Caballero, onde também são encontrados integrantes rivais, como do Comando Vermelho (CV), que reside principalmente na fronteira entre Paraguai e Brasil.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Leilão Direito de Viver arrecada R$ 2 milhões para o Hospital de Amor

Família e amigos se despedem de Daniel Moreti após acidente fatal: 'céu ganhou mais um anjo'

Procon-MS oferece até 45% de desconto para quitação de multas administrativas

Após filha ser humilhada por professor, mãe aciona a Polícia em Campo Grande

Prefeitura deixa faltar medicamentos até na cadeia e promotor investiga

Nova planta da Eldorado reaproveita lodo biológico como combustível

Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União

Denúncia no Ministério Público aponta possível corrupção na Fundação de Rotarianos em Campo Grande

Justiça nega descondenar "PX", policial expulso da PMMS


Cada vez mais rastros domínio do PCC aparece no Paraguai (Tereza Fretes Alonso/ ABC Color)



