Fãs, amigos e familiares de Nésio Alves Corrêa, o Gildinho, se despediram do músico neste domingo (12), no CTG Sentinela da Querência, em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul.
O fundador do grupo Os Monarcas, uma das principais referências da música tradicionalista gaúcha, faleceu no sábado (11), aos 82 anos, após lutar por duas décadas contra um câncer. O sepultamento ocorreu no cemitério municipal da cidade.
Gildinho, que completaria 83 anos em 18 de janeiro, manteve-se ativo nos palcos até novembro de 2024, mesmo enfrentando complicações de saúde. O músico foi internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, após apresentar sangramentos e dores ósseas, período em que foi diagnosticado também com um tumor na próstata.
Durante o velório, familiares e colegas recordaram a importância da música em sua vida. A neta, Valentina Corrêa, destacou como a arte esteve presente até os últimos momentos: "A música foi a grande paixão da vida dele. Mesmo no hospital, ele relembrava os momentos de sua trajetória musical. Isso mostrava o quanto a música representava sua essência."
Fundado em 1972, sob a liderança de Gildinho, o grupo Os Monarcas gravou 50 discos, sendo dez premiados com discos de ouro. A banda foi reconhecida com importantes distinções, como o extinto Prêmio Sharp, quatro troféus Açorianos, o Troféu Guri e a Medalha do Mérito Farroupilha.
O baterista Vanclei da Rocha relembrou a generosidade do líder, que sempre incentivou novos talentos. "Aprendi com o Gildinho a dar oportunidades. Ele ajudava muitos jovens músicos. Sempre foi humilde e amigo de todos."
O vocalista Ivan Vargas, que integra Os Monarcas há cinco anos, garantiu que o grupo continuará preservando o legado do fundador: "A história dele segue viva. Vamos manter o compromisso de levar adiante tudo o que ele construiu."
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Câmara entrega a Medalha Tereza Cristina de Liderança no Agronegócio

Empreendedores participam de workshop do Sebrae sobre turismo global

JD1TV: 'Amigas inseparáveis' são atropeladas e mortas por carro em alta velocidade

Mega-Sena sorteia R$ 31 milhões nesta quinta-feira

Motorista que dirigia a 90 km/h e causou morte da namorada é condenado a 6 anos

Com Haddad, Flávio César reforça compensação sobre isenção do imposto de renda

DHPP encerra investigação de homicídio no Los Angeles sem identificar suspeitos

MP instaura procedimento para fiscalizar transparência em Bataguassu

Na Justiça, Cezário contesta a legalidade da eleição da Federação de Futebol
