Em visita a Campo Grande, o governador do Departamento de Amambay, do Paraguai se reuniu com o governador de Mato Grosso do Sul nessa terça-feira (28), oportunidade em que assinaram o acordo de Cooperação Cultural e se comprometeram a firmar um termo de irmandade futuramente.
"Nossos estados têm uma longa história. A nossa cultura sul-mato-grossense se deve muito ao Paraguai, seja na música e nos hábitos. Tudo que construímos no Estado nós temos como referência o Paraguai. Para o Mato Grosso do Sul é muito importante formalizar esta parceria", afirmou.
O governador de Amambay, Juan Silvino elogiou a abertura que teve junto a Riedel. "A gente já vem trabalhando junto na questão de Segurança e policiamento, especialmente a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e a Polícia Nacional do Paraguai, porque a criminalidade não tem fronteira, logo é necessária uma comunicação fluída entre os dois países para poder combatê-la. Espero que a gente venha estreitar mais essa amizade".
Os governadores também discutiram alternativas de escoação da Rota Bioceânica e parcerias na Segurança, Saúde e Tecnologia, além de intercâmbio educacional entre estudantes paraguaios e brasileiros.
A apresentação do Estado Irmão será analisado na parte burocrática. Já para o acordo assinado de integração cultural, as Secretarias da Cultura de ambos os estados ficarão responsáveis pela regulamentação e realização de eventos.
Presente ao evento, o diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Mendes, lembrou que a nova edição do Festival América do Sul, em maio, contará com atrações do Paraguai. Para o diretor, o acordo entre Mato Grosso do Sul e o Departamento de Amambay é uma oportunidade única de fortalecer os laços culturais e históricos que nos unem.
"Estamos ansiosos para dar vida a iniciativas que celebrem a música, as artes visuais, a gastronomia e tantas outras expressões culturais que representam a essência de nossos povos. Este é um passo significativo para consolidar a nossa região como um polo de integração cultural na América do Sul", frisa.
.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mais de 15% da população sul-mato-grossense já emitiu a nova Identidade Nacional

Candidatos já podem verificar pedidos de isenção de taxa do concurso da Polícia Civil

Compra de luminárias em Miranda sob suspeita de superfaturamento é alvo de investigação

TJMS e Sejusp acertam protocolo para atendimento a vítimas de violência doméstica

Juiz decide levar a júri popular acusado de matar Dandara em presídio da Capital

MP consegue acordo que obriga prefeitura a quitar R$ 8,7 milhões em dívidas com OSCs

Resolução proíbe sedação ou anestesia geral para execução de tatuagens

Em Bandeirantes, TCE barra pagamentos a empresa contratada sem licitação

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 28/7/2025
