Menu
Menu
Busca sexta, 13 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Geral

Coleta de lixo dos "grandes" deve ser suspensa diz MP

A recomemdação é para os considerados grandes geradores: estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço

03 julho 2017 - 17h54Da redação com assessoria

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da Promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, titular da 26ª Promotoria de Justiça, recomendou ao Município de Campo Grande que no prazo máximo de 90 dias, suspenda a coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos dos grandes geradores (estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço).

Conforme a recomendação, fica estabelecido, ainda, que o Município fiscalize, os grandes geradores, integralmente responsáveis pelo conjunto de ações exercidas, direta e indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, tratamento e disposição final ambientalmente adequadas dos resíduos sólidos que produzem.

Para fazer a recomendação, a Promotora de Justiça levou em consideração que o Município de Campo Grande assume, indevidamente, com o custo mensal de R$ 435.350.40. E que a assunção pelo Município de Campo Grande dos custos dos resíduos dos grandes geradores contraria diretamente o art. 27 da Lei n. 12.305/2010 e a legislação municipal vigente, podendo ensejar responsabilidade civil e penal dos gestores públicos.

Foi considerado também a necessidade de aplicação da Lei Federal n. 12.305, de 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, prevendo no art. 20, II, “b”, que estão sujeitos à elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos, os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço que: gerem resíduos que, mesmo caracterizados como não perigosos, por sua natureza, composição e volume, não sejam equiparados aos resíduos domiciliares pelo poder público municipal.

Segunda a Promotora de Justiça os geradores comerciais ou grandes geradores são integralmente responsáveis pelos resíduos sólidos decorrentes das suas atividades, devendo suportar todos os ônus decorrentes da segregação, coleta/transporte, compostagem e destinação final adequada, não podendo, sob qualquer forma, transferi-los à coletividade.

A promotora de Justiça explica, ainda, que ultrapassadas as quantidades máximas de 200 litros ou 50 Kg diários, os resíduos deverão ser recolhidos por meio da coleta especial.

O Município de Campo Grande, tem até 30 dias para informar se vai atender a recomendação. A falta de atendimento a qualquer um dos itens da recomendação poderá importar em providências judiciais e extrajudiciais cabíveis.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Parque Tecnológico de Ponta Porã é inaugurado com foco em inovação e geração de emprego
Geral
Parque Tecnológico de Ponta Porã é inaugurado com foco em inovação e geração de emprego
A capacitação segue os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Geral
TJMS abre inscrições para curso gratuito de preparação à adoção
Homem que matou jovem com machadinha em aldeia de Amambai pega 32 anos de prisão
Interior
Homem que matou jovem com machadinha em aldeia de Amambai pega 32 anos de prisão
Deputado e correligionários - Foto: Sarah Chaves
Política
Paulo Duarte quer encontro com a direção nacional do PSB antes de sair do partido
Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Polícia
TJMS autoriza exclusão de coronel da PMMS após condenação por contrabando e descaminho
Juiz aposentado é condenado a 24 anos de prisão por mandar matar colega no Espírito Santo
Justiça
Juiz aposentado é condenado a 24 anos de prisão por mandar matar colega no Espírito Santo
Local do acidente - Foto: Reprodução / Três Lagoas No Ar
Interior
Acidente entre carretas provoca incêndio e interdição da BR-262 em Ribas do Rio Pardo
Edvan responde por feminicídio de Bruna
Justiça
Homem é julgado por matar companheira a facadas em Campo Grande
Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes, em sessão no STF / Foto: Rosinei Coutinho
Justiça
Moraes autoriza operação da PF contra jornalista e entidades de imprensa reagem

Mais Lidas

Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina
Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Drogas eram arremessadas para dentro do presídio
Polícia
Facção usava propina para arremessar drogas e celulares em presídio de Campo Grande
Mais Social é um programa para famílias em situação de vulnerabilidade
Polícia
Governo de MS investiga fraude no programa Mais Social e exonera servidora