Menu
Menu
Busca sexta, 30 de janeiro de 2026
Geral

No 'Novembro Azul', Fiems promove palestra sobre câncer de próstata

O evento reuniu os colaboradores no auditório da Casa da Indústria

19 novembro 2017 - 08h59Da redação com assessoria

No “dia D” do Combate ao Câncer de Próstata, o Sistema Fiems promoveu, na última (17), uma tarde de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. Com uma palestra sobre Saúde do Homem, distribuição de cartilha educativa e sorteio de brindes, o evento reuniu os colaboradores no auditório da Casa da Indústria, que aproveitaram para tirar dúvidas e ouvir dicas para uma vida mais saudável. 

Na abertura do evento, o diretor corporativo do Sistema Fiems, Claudio Jacinto Alves, falou sobre o preconceito masculino de se consultar com um médico urologista e realizar o exame de toque de retal, que é determinante para prevenir o câncer de próstata. “Muitas vezes, o homem é displicente com a saúde, e machista no aspecto de ir ao médico, admitir que também tem fragilidades e precisa cuidar da saúde. Fiz no ano passado o exame porque tive dois casos de câncer na família e quem já passou por isso sabe que não é algo fácil”, declarou.

Para o diretor regional do Senai, Jesner Escandolhero, ações que incentivam a manter a saúde em dia são fundamentais dentro do ambiente do trabalho. “Nosso corpo é nosso templo, então, estar saudável é muito importante para que o homem possa ser produtivo e esteja junto da família”, pontuou.  Da Unidade de Gestão de Pessoas do Sistema Fiems, que organizou o evento, João Victor Faedo avalia que ações de conscientização contribuem para desmistificar o tabu do toque retal. “Por questões culturais e preconceito, muitas vezes o homem deixa de ir ao médico, cuidar da saúde e, especialmente, foge de realizar o exame de toque retal, um ato simples, mas uma das maiores armas que temos para descobrir precocemente o câncer de próstata, além de ser rápido, confiável e de baixo custo”, acrescentou.

Convidado para ministrar a palestra, o enfermeiro da Unimed Ananias da Silva Neto contou que, com 61.200 casos de câncer de próstata diagnosticados somente neste ano, a prevenção continua a ser o melhor remédio contra a doença. “O câncer de próstata é uma doença que, se diagnosticada precocemente, tem 90% de chances de cura, ou seja, uma probabilidade muito alta. Por isso, a partir dos 50 anos, o homem não pode deixar de fazer o exame de toque retal e dosagem do PSA (uma proteína produzida apenas pelos homens e cuja dosagem alta pode ser um indício do câncer). Para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata, o recomendado é realizar esses exames mais cedo, a partir dos 45 anos”, orientou. 

O colaborador Adriano Pereira França, da Coordenadoria de Patrimônio e Logística do Sistema Fiems, admitiu que existe receio em relação ao toque retal, mas acredita que ações de conscientização servem de incentivo para que o exame seja feito. “A gente só percebe a importância quando sente na pele, e como a palestra mostrou o que o câncer de pele causa no organismo, ficamos mais aberto a fazer”, opinou. Instrutor do Núcleo de Educação à Distância do Senai, Vinicius Zucareli afirma que tem histórico de câncer na família e por isso já fez o exame três vezes. “Na hora do exame estava dormindo por causa de outro procedimento, então aproveitei para fazer. Mas faria tranquilamente mesmo sem estar sedado, porque, não adianta, tem que prevenir”, finalizou. 

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agência dos Correios
Justiça
Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias
Instituto Mirim de Campo Grande - Foto: Reprodução / PREFCG
Cidade
Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes
Imagem Ilustrativa
Interior
Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável
Fiscal do Ministério do Trabalho - Divulgação / MTE
Brasil
Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025
TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável
Justiça
TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável
Caso aconteceu durante a madrugada
Justiça
Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão
Menina sofria violência sexual -
Interior
TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema
Marcos Marcello Trad -
Justiça
Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público
Caso aconteceu durante a madrugada
Justiça
Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital
15º Batalhão de Polícia Militar - Foto: Divulgação
Interior
'Rapidinha' de R$ 100 termina em calote e agressão contra mulher em Maracaju

Mais Lidas

Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Carro desviou de buraco e atingiu o motociclista
Trânsito
AGORA: Motorista desvia de buraco, atinge moto e mata motociclista no Jardim Seminário
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste