Menu
Menu
Busca segunda, 15 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Novas celas são garantidas para presos no Instituto Penal de Campo Grande

27 julho 2016 - 12h16Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de melhorar a segurança e as condições de custódia, obras de ampliação foram realizadas no Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), com a construção de duas celas e adequação de uma terceira, gerando 30 novas vagas. Os trabalhos foram realizados pela direção do estabelecimento penal, com o apoio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a utilização de mão de obra prisional.

 

Os novos espaços são destinados a presos por crimes sexuais, que hoje representam 20,7% do total de reeducandos do presídio, única unidade masculina de regime fechado da Capital a abrigar internos que cometeram esses tipos de ilícitos. No IPCG, oito das 51 celas existentes são utilizadas para abrigar detentos por crimes sexuais, que, pela característica, necessitam ser separados do restante dos presidiários.

 

“Com essas vagas, buscamos aperfeiçoar o cumprimento de pena aqui no IPCG, diminuindo a superlotação e melhorando também as condições de fiscalização pelos servidores”, destaca o diretor do Instituto Penal, Fúlvio Ramires da Silva.

 

Os materiais de construção foram custeados com recursos oriundos da própria massa carcerária, através de desconto efetuado no pagamento de reeducandos de Campo Grande, que trabalham remunerados. A autorização para a liberação das verbas foi dada pelo juiz Albino Coimbra Neto, da 2ª Vara de Execução Penal da Capital (2ª VEP). A obra contou também com investimentos do Conselho da Comunidade de Ribas do Rio Pardo, intermediados pela Coordenadoria das Varas de Execuções Penais (Covep), do Tribunal de Justiça do Estado.

 

Conforme o dirigente, existe o projeto para a construção de mais duas celas, também para os presos por crimes sexuais. “Estamos aguardando liberação de recursos pela 2ª VEP e pelo Conselho da Comunidade para darmos início”, informa Fúlvio.

 

As obras tiveram início em novembro do ano passado e foram concluídas há menos de um mês. A exemplo de outras obras realizadas pela Agepen nos presídios, todos os serviços de construção civil foram executados por internos, o que reduz os gastos públicos e estimula a reinserção social dos apenados. No total, seis custodiados trabalharam, com direito à remição de um dia de pena a cada três de serviços prestados.

 

 Outras melhorias

 

 Além da geração de vagas, a unidade penal vem recebendo uma série de melhorias realizadas pela administração, entre elas a reestruturação da rede elétrica, pintura dos solários e reformas nos setores administrativo e de portaria, proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores. Também vêm sendo executadas obras nas oficinas destinadas aos trabalhos dos internos e salas de aula, visando aprimorar as ações de ressocialização no local, que é referência no sistema prisional do Estado em número de apenados trabalhando e estudando.

 

Outra novidade em execução no IPCG, é o aperfeiçoamento do “Setor de Revistas”, destinado à realização de vistorias em visitantes e materiais que são levados ao presídio. “Isso agilizará a entrada e saída dos familiares dos internos nos dias de visitas, bem como possibilitará maior eficiência nos trabalhos de inspeção”, comenta o diretor da unidade.

 

Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, o exemplo do Instituto Penal de Campo Grande demonstra que essa comunhão de esforços entre a direção dos presídios, as Varas de Execuções Penais, a Covep e os conselhos das comunidades são importantes para a evolução do sistema prisional como um todo. “Com várias mãos estamos buscando conseguir construir um sistema penal mais digno, seguro e humanizado”, finaliza.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

No Mato Grosso do Sul, o Hospital de Amor possui unidades em Campo Grande e Nova Andradina
Geral
Leilão Direito de Viver arrecada R$ 2 milhões para o Hospital de Amor
Daniel Moreti não resistiu ao período de internação
Geral
Família e amigos se despedem de Daniel Moreti após acidente fatal: 'céu ganhou mais um anjo'
Para aderir ao programa, os interessados devem preencher um requerimento de adesão e protocolar o documento até o dia 23 de dezembro
Geral
Procon-MS oferece até 45% de desconto para quitação de multas administrativas
Caso foi na Escola Estadual José Mamede de Aquino -
Polícia
Após filha ser humilhada por professor, mãe aciona a Polícia em Campo Grande
Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário do Jd. Noroeste -
Saúde
Prefeitura deixa faltar medicamentos até na cadeia e promotor investiga
Foto: Divulgação/ Eldorado
Geral
Nova planta da Eldorado reaproveita lodo biológico como combustível
STF -
Justiça
Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União
Foto: Ilustrativa -
Justiça
Denúncia no Ministério Público aponta possível corrupção na Fundação de Rotarianos em Campo Grande
Paulo Roberto Teixeira Xavier é conhecido em MS por ter visto o filho morrer por engano durante uma 'briga' com a família Name
Justiça
Justiça nega descondenar "PX", policial expulso da PMMS
Orlando Vendramini Neto preso pela Senad -
Justiça
Juiz nega soltar pecuarista acusado de mandar executar fazendeiro em Sete Quedas

Mais Lidas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Leonir foi preso pelo feminicídio da companheira
Polícia
Preso pelo feminicídio de Angela deixa hospital e vai para prisão em Campo Grande
SUV ficou completamente destruída no acidente
Trânsito
Mulher e criança morrem em grave acidente entre três veículos na BR-487, em Itaquiraí