Menu
Menu
Busca domingo, 15 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Geral

OAB ajuíza ação para que CCR suspenda cobrança de pedágio na BR-163

O objetivo da ação judicial é fazer com que a concessionária respeite a lei

11 maio 2017 - 13h27Da redação com assessoria

A Ordem dos Advogados, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), ajuizou ação na manhã desta quinta-feira (11) na Justiça Federal contra a CCR MSVia para que concessionária, responsável pela BR-163 no Estado, deixe de cobrar pedágio enquanto a duplicação da rodovia estiver suspensa ou retome as obras.

A empresa protocolou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pedido de revisão de contrato e paralisou as obras no dia 12 de abril justificando uma redução de 35% na arrecadação prevista inicialmente, e majoração de juros. 

O objetivo da ação judicial protocolada hoje pela OAB/MS é fazer com que a concessionária respeite a lei, e principalmente o edital e o contrato que foi firmado com a União. 

“A diretoria aprovou parecer da Comissão de Direito Administrativo da OAB e ajuizou uma medida cautelar de urgência antecedente no Judiciário. A empresa quer continuar a cobrança do pedágio para fazer a manutenção e a reparação da via, o que já é uma obrigação dela, e querem mantê-lo sem cumprir sua obrigação principal, que é fazer a duplicação. Isso é, para nós, uma forma abusiva e um desvirtuamento do contrato”, avaliou o presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche.

A pedido da diretoria, a Comissão de Direito Administrativo (CDADM) da OAB/MS analisou o contrato administrativo entre a União e a CCR MS Via, edital da licitação 005/2013 da ANTT, bem como aos princípios e leis que regulamentam a concessão e a administração pública. 

De acordo com o vice-presidente da CDADM, nomeado assessor especial da ação, Paulo Eugênio Portes, a paralisação das obras é um ato que infringe o contrato entre a concessionária e o Governo Federal. Por isso, a Comissão pede que “sejam retomadas imediatamente as obras de duplicação”.

Segundo ele, a ação é o início de várias etapas judiciais que poderão ser apresentadas, o que pode gerar no futuro uma ação civil pública a ser proposta juntamente com outras medidas que concerne as atitudes irregulares da CCR MS Via.

Também estiveram presentes na Justiça Federal nesta manhã o vice-presidente da OAB/MS, Gervásio Alves de Oliveira Junior; o secretário geral adjunto, Vinícius Monteiro Paiva; o diretor-tesoureiro Stheven Razuk. 

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Sem ganhadores, prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 110 milhões
Diretoria eleita da Famasul
Geral
Bertoni é reconduzido à presidência da Famasul por mais um quadriênio
Beto Pereira apresenta projeto de interligação do anel rodoviário
Geral
Beto Pereira apresenta projeto para interligar entradas de Aquidauana a anel viário
Hélio Rodrigues, técnico de Operações Florestais
Geral
Suzano contribui para profissionalização de mão de obra em Ribas do Rio Pardo
Secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo José Senna
Geral
Secretário de MS explica sobre sistema de alarmes e abrigo de Hotel em Israel; vídeo
Foto: Divulgação
Geral
Vai viajar? Programação de obras da Way-306 prevê pontos de interdição; confira
Imagem mostra o momento em que os mísseis do Irã atingem a capital de Israel, Tel Aviv
Internacional
Senado articula envio de avião da FAB para repatriar brasileiros em Israel; três são de MS
Paulo André assume namoro com mãe de seu filho no Dia dos Namorados
Geral
Paulo André assume namoro com mãe de seu filho no Dia dos Namorados
Pedágios da BR-163 em MS terão reajuste a partir deste sábado
Geral
Pedágios da BR-163 em MS terão reajuste a partir deste sábado
Sexta-feira 13: Gatos pretos ainda enfrentam preconceito e violência
Geral
Sexta-feira 13: Gatos pretos ainda enfrentam preconceito e violência

Mais Lidas

Tragédia: Criança de 2 anos mata a mãe a tiros ao brincar com arma em MS
Polícia
Tragédia: Criança de 2 anos mata a mãe a tiros ao brincar com arma em MS
Viatura Polícia Militar
Justiça
Policial militar é condenado por atirar nas costas de contrabandista em Mundo Novo
Caminhão invade a preferencial, atropela e mata casal de jovens em Sidrolândia
Polícia
Caminhão invade a preferencial, atropela e mata casal de jovens em Sidrolândia
Mãe chega do trabalho e encontra filha de 10 anos morta a facadas dentro de casa
Polícia
Mãe chega do trabalho e encontra filha de 10 anos morta a facadas dentro de casa