Pela primeira vez no país, acontece o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF), que possibilita que jovens mulheres de 18 anos se alistem. Em Mato Grosso do Sul, esse número foi 586 alistadas, sendo 421 para o Exército da 9ª Região Militar em Campo Grande e 132 para Marinha em Corumbá e 33 também para a Marinha em Ladário.
O Presidente da Comissão de Seleção Permanente das Forças Armadas, Tenente Coronel, Roberto Junior, explicou que após a fase inicial de alistamento que ocorreu de 1° de janeiro a 30 de junho, essa nova fase de 1° a 11 de julho é a seleção geral, onde, caso estejam aptas, as candidatas serão designadas pela Diretoria do Serviço Militar de Brasília para as três organizações militares da Capital.
As bases onde as jovens poderão ingressar são Hospital Militar de Campo Grande, o Colégio Militar de Campo Grande e a Base de Administração e Apoio Do Comando Militar do Oeste. "Elas vão passar por mais uma seleção complementar agora nas organizações militares e após esse processo é que de fato elas vão ser incorporadas ali no mês de março", explicou Roberto Junior.
São 99 vagas para o Serviço Militar Inicial Feminino em Campo Grande, sendo 27 para o Colégio Militar, 12 para o Hospital Militar e 60 para a Base de Administração.
Para Rafaela Braga, que tem a família de oficiais, é um sonho realizado. "Meu avô tem carreira, o meu tio, o meu pai. Então foi algo que eu tenho bastante orgulho também e gostaria de dar esse orgulho para os meus pais. Não vai ser fácil, não, mas eu creio que eu consigo e eu sou capaz de passar por tudo isso".
As jovens recebem salário mínimo, assistência médica odontológica, alimentação e alojamento que passará por adequação para abrigar as futuras militares. O serviço militar temporário dura oito anos com renovação anual, com a possibilidade ainda de integrar carreira.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025


Rafaela Braga, 18 anos (Sarah Chaves/JD1)



