Menu
Menu
Busca sexta, 13 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Geral

Primeiro Caps infanto- juvenil 24h é inaugurado na Capital

O secretário de Saúde Marcelo Vilela ressaltou a importância de ampliar esse tipo de atendimento

15 maio 2017 - 13h18Da redação com assessoria

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), inaugurou na manhã desta segunda-feira (15), o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPS IJ) especializado no atendimento de crianças e adolescentes do Centro- Oeste com funcionamento 24 horas por dia. A unidade localizada na Avenida Manoel da Costa Lima, n.3272 – Antigo CRS Guanandi – bairro Guanandi – é a terceira a ofertar esse tipo de atendimento no país. As outras duas unidades estão localizadas no Estado de São Paulo.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental da SESAU, Ana Carolina Guimarães, a partir desta qualificação, a unidade passa a ofertar oito leitos de internação, sendo quatro masculinos e quatro femininos.

“O objetivo é atender crianças e adolescentes com até 18 anos comprometidos psiquicamente, como por exemplo autismo, psicoses, neuroses graves e todos que estão impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais, por conta da condição psíquica”, complementa Ana Carolina.

O secretário de Saúde Marcelo Vilela ressaltou a importância de ampliar esse tipo de atendimento principalmente por oferecer uma retaguarda noturna para crianças e adolescentes, proporcionando a reintegração à sociedade e garantindo a cidadania e os direitos dessas pessoas.

“Hoje estamos comemorando uma conquista muito grande. Quando nós falamos em Saúde, nós temos que pensar muito além da oferta de atendimento e medicação, por exemplo. É preciso oportunizar que as pessoas se sintam acolhidas e tenham uma estrutura física e suporte para serem bem atendidas”, disse.

Vilela reforçou ainda que com a unidade funcionando 24 horas será possível desafogar os demais serviços. Atualmente, as crianças e adolescentes que precisavam de atendimento de urgência eram encaminhadas ao CAPS Aero Rancho e sujeitos ao atendimento misto, junto com os adultos.

“Com essa unidade, o paciente não vai precisar ficar procurando atendimento. Caso ele ainda não seja acompanhado, basta ir até um Centro Regional de Saúde (CRS) que ele será encaminhado para cá”, disse. Atualmente, Campo Grande conta com 6 unidades de Atendimento Psicossocial, sendo quatro com funcionamento 24 horas.

Polo de Cultura

O CAPS IJ Guanandi também foi à primeira unidade de Campo Grande a ter inaugurado um espaço cultural através parceria entre a SESAU e Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR). A unidade passa a ter uma sala de leitura/gibiteca que faz parte do projeto Culturalmente.

Conforme a secretária adjunta da SECTUR, Laura Miranda, a intenção é levar este projeto para as outras seis unidades de atendimento psicossocial do município a fim de oportunizar, principalmente para as crianças e adolescentes, o processo de inclusão e socialização através da arte.

 

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Na área da conferência, três viaturas e pelo menos 12 guardas civis estarão dedicados à segurança
Geral
COP15 em Campo Grande terá esquema reforçado de segurança e mobilidade
NOTA DE ESCLARECIMENTO PÚBLICA
Geral
NOTA DE ESCLARECIMENTO PÚBLICA
Parque Tecnológico de Ponta Porã é inaugurado com foco em inovação e geração de emprego
Geral
Parque Tecnológico de Ponta Porã é inaugurado com foco em inovação e geração de emprego
A capacitação segue os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Geral
TJMS abre inscrições para curso gratuito de preparação à adoção
Homem que matou jovem com machadinha em aldeia de Amambai pega 32 anos de prisão
Interior
Homem que matou jovem com machadinha em aldeia de Amambai pega 32 anos de prisão
Deputado e correligionários - Foto: Sarah Chaves
Política
Paulo Duarte quer encontro com a direção nacional do PSB antes de sair do partido
Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Polícia
TJMS autoriza exclusão de coronel da PMMS após condenação por contrabando e descaminho
Juiz aposentado é condenado a 24 anos de prisão por mandar matar colega no Espírito Santo
Justiça
Juiz aposentado é condenado a 24 anos de prisão por mandar matar colega no Espírito Santo
Local do acidente - Foto: Reprodução / Três Lagoas No Ar
Interior
Acidente entre carretas provoca incêndio e interdição da BR-262 em Ribas do Rio Pardo
Edvan responde por feminicídio de Bruna
Justiça
Homem é julgado por matar companheira a facadas em Campo Grande

Mais Lidas

Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Crime aconteceu no Portal da Lagoa, em Campo Grande
Polícia
Jovem é assassinado a tiros na frente de casa em bairro de Campo Grande
Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina
Mais Social é um programa para famílias em situação de vulnerabilidade
Polícia
Governo de MS investiga fraude no programa Mais Social e exonera servidora