Proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções ao casal para o desenvolvimento saudável do bebê, desde o útero materno; é esse o objetivo do programa de prevenção “Casal Grávido”, que realizou mais uma edição no último sábado (18). O programa, que é desenvolvido pela Cassems desde 2011, busca prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação por meio de palestras e aulas práticas com profissionais de todas as áreas relacionadas à saúde do bebê, como Pediatria, Anestesiologia, Obstetrícia, Enfermagem e acompanhamento nutricional. Neste ano, o “Casal Grávido” vai acontecer uma vez por mês e os interessados em participar devem ligar no (67) 3309-5351.
A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, explica que, na edição deste ano, os participantes serão acompanhados mais de perto até depois do nascimento do bebê. “A novidade deste ano é que estamos ampliando as atividades físicas, colocando mais horários disponíveis, e fazendo um acompanhamento mais apropriado para o casal. Então, quem estiver participando do programa vai ter um cuidado inteiro até os 45 dias após o pós-parto”, conta a diretora.
Um dos momentos mais descontraídos do curso é quando os pais experimentam um pouco do que as mães passam durante toda a gestação, ao ser convidados a usarem uma barriga postiça que simula a barriga da gestante. Para a diretora, é importante que o pai siba e sinta as mudanças que acontecem no corpo da mãe enquanto espera um bebê.
“Durante a gravidez, a dinâmica do corpo da mulher muda e isso, às vezes, é estranho para o homem, então, a gente propõe que os pais usem a barriga para que ele sinta, nem que por um pequeno período, o que mãe sente durante nove meses”, explica.
O militar Isaias de Arruda Silva e a servidora pública Cinthia Danielly Silva estão casados há 12 anos e agora esperam o primeiro filho. Para Isaias, além da emoção de ser pai pela primeira vez, sentir o “peso” da barriga da mãe faz com que ele vivencie ainda mais a gestação.
“Nós estamos casados há doze anos e estava faltando um filho para completar a nossa família. A gente sonhou bastante, planejou muito e ele está chegando no momento certo. A emoção de ter o primeiro filho é grande, mas a gente está bastante confiante e estou achando muito legal carregar essa barriga para a gente ter uma pequena noção do que a mãe sente e assim me sinto mais participativo”, aponta Arruda.
A mãe salienta a importância dos cuidados que a gestante deve ter, principalmente com a alimentação e com a prática de atividades físicas.
“Eu li muito, me preparei para a gravidez, mas tive muitas informações aqui e, inclusive, quebrei alguns mitos, principalmente sobre a anestesia. Eu recomendo que as grávidas levem muito a sério a questão da atividade física e da alimentação porque, quando eu resolvi engravidar, procurei orientação nutricional e atividade física. Eu mudei o meu estilo de vida e foi fundamental para ter uma gestação tranquila, então, eu só sei que estou grávida porque a barriga cresceu, porque não tive nenhum desconforto e acredito que foi devido a essas medidas”, avalia Cinthia.
De acordo com a enfermeira e doula Simone Albuquerque, os casais têm várias dúvidas e quando essas são sanadas, os pais e mães se sentem mais seguros para a chegada do bebê.
“O casal tem muito medo e a mãe tem muitas dúvidas sobre a amamentação. O primeiro mês do pós-parto é muito difícil e se o casal não tiver uma rede de apoio acaba desistindo da amamentação. A maior dúvida é sobre o curativo da região umbilical, porque os pais têm medo de mexer ali. Então, os casais carregam muitas dúvidas em um curso como o ‘Casal Grávido’, eles tiram as dúvidas e ficam muito empoderados para fazer tudo sozinhos em casa”, afirma a enfermeira.
As dúvidas que Cinthia tem sobre a anestesia né bem comum entre as gestantes e, segundo a anestesista Amani Mancini, quando ela é desmistificada, só traz benefícios ao parto. “A anestesia é a parte que a gestante mais tem medo e a gente está aqui para sanar essas dúvidas, explicar que a anestesia é um procedimento seguro e que ela é uma aliada. A anestesia só vem para beneficiar o trabalho de parto, independentemente se ele normal e cesárea”, explica Amani.
Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o principal objetivo do programa de prevenção é trazer tranquilidade aos pais nesse momento tão especial.
“O curso tem a grande finalidade de proporcionar ao casal uma gravidez saudável, onde o pais e mães se preparam para o nascimento de um filho que é o grande sonho do casal. Este curso tem uma abordagem multiprofissional e a finalidade é preparar o casal para uma gravidez tranquila e também que eles tenham um preparo melhor para a criação dessa criança porque os momentos iniciais do nascimento de um filho são momentos que promovem uma mudança muito grande na vida de todos os envolvidos”, pontua o presidente.
Confira o cronograma dos próximos cursos do programa de prevenção ‘Casal Grávido’ para 2017:
- 25 de março
- 29 de abril
- 27 de maio
- 24 de junho
- 29 de julho
- 19 de agosto
- 30 de setembro
- 28 de outubro
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS







