Menu
Menu
Busca sábado, 31 de janeiro de 2026
Geral

Programa promove ações de combate ao tabagismo nas penitenciárias

07 dezembro 2017 - 15h24Da redação com assessoria

O tabagismo é uma doença que causa dependência física, psicológica, além de ser causa de vários outros problemas de saúde, inclusive, podendo levar à morte. Em espaços coletivos e fechados, as consequências do uso do cigarro podem ocasionar problemas ainda maiores. Diante disso, detentas de unidades penais de regime fechado de Campo Grande e de Jateí participam de ações que visam combater o vício.

A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Divisão de Saúde.

No Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ), na Capital, o projeto Refletindo sobre o Vício do Tabagismo tem como objetivo conscientizar as custodiadas sobre o uso do tabaco e suas consequências negativas, além de estimular a redução dessa incidência, bem como fortalecer àquelas que optaram pela interrupção do uso de cigarros, trabalhando a prevenção da saúde.

Coordenado pela agente penitenciária e psicóloga, Liléia Souza Leite, o projeto iniciou em novembro no EPFIIZ e conta com a participação de 15 internas. Ao todo, foram realizados três encontros, sendo abordadas as temáticas: Conversando Sobre o que é o Tabagismo, Tabagismo: Dependência Química ou Psicológica e Consequências do Tabagismo no Organismo e na Convivência Social”.

Segundo a diretora da unidade penal, Mari Jane Boleti Carrilho, no primeiro momento, o intuito do projeto foi estruturar, buscar a reflexão e o interesse das reeducandas em realizar um tratamento. “Após identificarmos esses dados, vamos focar em um método de intervenção mais específico e efetivo para quem realmente quer se libertar do vício do tabaco”, ressalta.

Já está prevista, ainda este mês, uma capacitação sobre o Tratamento do Tabagismo para os profissionais da equipe de saúde do EPFIIZ. A qualificação foi idealizada pela Divisão de Saúde da Agepen e será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) de Campo Grande.

“A partir da formação técnica, teremos uma equipe de saúde apta em atuar com a prevenção e tratamento ao tabagismo, promovendo a saúde entre as custodiadas”, afirma a diretora do EPFIIZ.

Como parte do Programa, nesta semana, o psiquiatra Flávio Freitas Barbosa ministrou uma palestra às internas e abordou os temas: Componentes do cigarro: O que eu permito entrar no meu corpo?, Principais doenças que o tabagismo é fator de risco e Como tratar o tabagismo e os locais que promovem esse tratamento em Campo Grande/MS.

Jateí

No Estabelecimento Penal Feminino Luiz Pereira da Silva, em Jateí, o programa contra o Tabagismo teve início esta semana, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e a participação multidisciplinar das áreas de Serviço Social, Psicologia e Enfermagem.

Até o momento, 12 reeducandas já aderiram ao projeto, que conta com reuniões semanais e abordam o tema de diferentes formas. São realizadas palestras, apresentações de vídeos e atividades que buscam combater a ansiedade das internas, já que é a grande vilã para quem deseja parar de fumar.

Conforme a diretora da unidade, Solange Pereira da Silva, o programa será realizado de forma constante dentro do presídio e todas as internas participam de livre e espontânea vontade.

“Essa é uma estratégia que elaboramos para quem quer largar o vício. Para concretizar o tratamento pretendemos também trazer um profissional da saúde para orientar a realização de exercícios físicos e vamos criar alternativas que possam substituir o uso do cigarro, como cubinhos de cenoura, entre outros”, informa a diretora.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, ações que promovem saúde e qualidade de vida no ambiente prisional facilitam o convívio social e melhoram o cumprimento de pena, tornando-o mais efetivo e eficaz. “Conscientizar sobre o uso abusivo de substâncias que causam dependência e suas consequências negativas tem como foco proporcionar mudança de vida e de hábitos dos apenados”, finaliza o dirigente.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Detran-MS alerta para golpe envolvendo o novo CNH do Brasil
Geral
Detran-MS alerta para golpe envolvendo o novo CNH do Brasil
Em todo o Estado, são ofertadas 2.842 vagas por dia, sendo 1.000 diárias somente na Capital
Geral
Novo RG: Campo Grande tem 1 mil vagas diárias para emissão da identidade nacional
Senado Federal - Foto: Andressa Anholete
Política
Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta
Agência dos Correios
Justiça
Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias
Instituto Mirim de Campo Grande - Foto: Reprodução / PREFCG
Cidade
Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes
Imagem Ilustrativa
Interior
Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável
Fiscal do Ministério do Trabalho - Divulgação / MTE
Brasil
Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025
TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável
Justiça
TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável
Caso aconteceu durante a madrugada
Justiça
Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão
Menina sofria violência sexual -
Interior
TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema

Mais Lidas

Lucas estava desaparecido desde o dia 24
Polícia
Jovem desaparecido no Nova Lima é encontrado morto em área de mata
Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste
Alyson morreu após receber golpes de faca
Polícia
Suspeito de assassinar Alyson é preso cometendo furto com irmão em Campo Grande