Ao todo, 600 famílias, mais de 1,8 mil pessoas serão beneficiadas pelo programa Sanear Rural lançado pela Águas Guariroba, que levará água tratada para 12 comunidades rurais de Campo Grande.
Conforme o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, o programa tem como objetivo levar tratamento para a água dos poços comunitários das comunidades e assentamentos rurais, que não estão incluídas nas obrigações contratuais da concessionária.
“Estamos indo além das obrigações que estão estabelecidas em contrato para cumprir o nosso propósito de levar água tratada e de qualidade para todas as pessoas. O Sanear Rural representa o compromisso que temos trazer mais saúde, qualidade de vida e dignidade para toda Campo Grande”, pontua o diretor-presidente.
Por meio do Programa, serão implantados cloradores, que farão a desinfecção da água dos poços que abastecem as comunidades. A desinfecção promove a retirada de bactérias e vírus, tornando a água potável para consumo humano. “Todo o custo da implantação do programa será por parte da Águas Guariroba, que também fornecerá as pastilhas para a reposição conforme a necessidade de cada sistema, além das análises da água para acompanhamento da eficiência do tratamento”, explicou Isadora Andrade Silva, Coordenadora de Operações.
A água de Campo Grande, considerada uma das melhores do país, é testada e aprovada em laboratório diariamente, a cada hora. São avaliados índices sobre cor da água, turbidez, concentração de cloro residual livre, fluoreto, pH e coliformes totais.
Os líderes comunitários ou responsáveis pelos poços nas comunidades receberão treinamento sobre o tratamento para realizar a troca das pastilhas e também terão contato direto com a concessionária para a solicitação das pastilhas quando necessário.
Para a líder da Comunidade Três Barras, Maria Kátia, o Sanear Rural terá impactos na saúde e educação das famílias. “Eu penso que o programa será benéfico para a população não só com uma água de melhor qualidade, mas também poderá ajudar a comunidade com orientações sobre o consumo e importância da água tratada”, disse.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sérgio de Paula quer avanço do programa de universalização do saneamento básico em MS

Viu o Lucky? FamÃlia procura por cachorro que sumiu na região da Vila Nasser

Homem come cobra, passa mal e vomita o animal após bebedeira

Fiems reduz 235,6 toneladas de emissão de carbono com frota abastecida a etanol

Estados podem assumir a regularização das terras de reforma agrária

JD1TV: Influencer ironiza sinalização 'que não dá em nada' na Duque de Caxias

JD1TV: Caixão cai de carro funerário no meio de avenida em MS

Bora apostar? Mega-Sena pode pagar R$ 3,5 milhões nesta quinta

Sem licitação, prefeitura de Deodápolis contrata escritório de advocacia por R$ 300 mil
