A audiência pública realizada na tarde de terça-feira (10), para discutir sobre a regularização do uso de fogos de artifício em Mato Grosso do Sul, dividiu opiniões entre as autoridades e civis.
O autor do projeto, deputado estadual Beto Pereira abriu a audiência justificando a proposta de proibir uso de fogos de artifícios em áreas de proteção ambiental, escolas, hospitais, postos de gasolina e asilos do Estado. O autor se baseou em uma consulta pública no site do Senado Federal que questiona os cidadãos sobre a proibição que já conta com 53 mil votos favoráveis.
Representantes de diversos setores da sociedade civil que militam pelas causas dos direitos dos animais, conscientizam sobre o autismo, proteção ambiental e da indústria de artifício.
O psiquiatra que compôs a mesa de autoridades, Eduardo Gomes, alertou que os prejuízos advindos dos ruídos em excesso afetam todos os seres humanos, mas especialmente os recém-nascidos e idosos com alguma deficiência cognitiva, como o autismo, por exemplo.
O presidente da Associação de Pirotecnia, Eduardo Tsugiyama, rebateu as críticas ao uso dos fogos de artifício. Tsugiyama defendeu que a lei apresentada pelo deputado Beto Pereira (PSDB) extrapola os limites já estabelecidos na legislação federal. "A proibição referente a um quilômetro de distância dos hospitais, por exemplo, inviabiliza totalmente o uso de fogos de artifício, além de ser questionável a efetividade de sua fiscalização", pontuou.
Comporam a mesa de debates, o médico psiquiatra Eduardo Gomes de Araújo, o veterinário Adriano Silva Silveira, a presidente do Grupo de Voluntários Patinhas Solidárias, Gycelda Ajala, a representante da Associação dos Autistas, Flávia Caloni, o Tentente-Coronel do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Fábio Assis, os vereadores por Campo Grande Lucas de Lima (SD) e João Cesar Mato Grosso (PSDB) e o Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Pirotecnia (ASSOBRAPI), Eduardo Yasuo Tsugiyama.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

ADVI afirma à Justiça que prefeitura concentrou aumento da taxa do lixo em regiões periféricas

Com atuação em três municípios, 15º BPM apresenta resultados operacionais de 2025

Fazenda em Bonito entra na mira do MPMS por limpeza de pastagem com fogo

MPMS firma cooperação com MP do Rio Grande do Sul para uso de sistema de investigação

Justiça mantém justa causa de coordenador de usina por relacionamento com subordinadas

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 26/1/2026

Morre Constantino Júnior, fundador da Gol, aos 57 anos

Nascidos em 2008 já podem fazer o alistamento militar; para mulheres, é opcional

Licitação de R$ 799 mil da Defensoria Pública é suspensa por decisão do TCE-MS







