Menu
Menu
Busca quarta, 26 de março de 2025
TJMS Mar25
Geral

Projeto de instituto busca acolher refugiados por meio da Língua Portuguesa

Estudo pretende contribuir para a integração social de migrantes em Corumbá

05 dezembro 2018 - 13h57Da redação com assessoria    atualizado em 05/12/2018 às 14h19

A situação dos refugiados no município de Corumbá é tema de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O estudo prevê o levantamento estatístico dos migrantes, a partir da quantificação e identificação de acordo com sexo, idade, origem e proteção almejada, e a oferta de um curso de Língua Portuguesa.

A coordenadora da pesquisa e professora de Língua Portuguesa, Renilce Barbosa, explica que o objetivo é contribuir para a integração social de refugiados em Corumbá, por meio do estudo da relação entre sujeito, história e língua, fomentando a ampliando as políticas públicas de ensino da Língua Portuguesa como mecanismo de acolhimento.

Também está prevista a realização de um curso de Língua Portuguesa ao público-alvo do projeto. "Esse curso será ministrado nas instalações do IFMS em Corumbá, numa relação colaborativa entre professores e alunos da instituição com o intuito de oportunizar o protagonismo juvenil", explicou o professor José Augusto.

Reconhecimento

O projeto de pesquisa intitulado “Em questão: língua de acolhimento – Português para refugiados no contexto corumbaense”, foi premiado na edição 2018 da Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal (Fecipan), realizada no mês de outubro, em Corumbá.

No evento, a pesquisa recebeu três prêmios: melhor banner, melhor relatório e melhor projeto do ensino médio 2018. O trabalho também foi credenciado para participar da edição 2019 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Universidade de São Paulo (USP), que ocorrerá no mês de março na capital paulista.

Além da participação na Fecipan, um minicurso sobre o tema foi ministrado na Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS. “Por meio de dinâmicas e palestras, procuramos mostrar aos participantes como é ser um refugiado no Brasil e as dificuldades que enfrentam no dia a dia”, comentou a estudante bolsista.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 26/3/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 26/3/2025
Pastor Antônio Dionízio da Assembleia de Deus Missões será sepultado amanhã
Geral
Pastor Antônio Dionízio da Assembleia de Deus Missões será sepultado amanhã
Foto: CBMMS
Geral
Bombeiros mapeiam focos de calor para temporada de incêndios no Pantanal
Área ambientalmente degradada no entorno do córrego Segredo -
Cidade
MP aciona Justiça e pede recuperação de área ambiental em Campo Grande
Foto: Freepik
Geral
Pacote de programas sociais para apoio às mulheres é sancionado; veja o que muda
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Geral
Sancionado Programa para ajudar mães solos sem creche para os filhos em MS
Bilhete da Mega-Sena em Casa lotérica
Geral
Mega-Sena sorteia R$ 14,5 milhões nesta terça-feira
Foto: Monique Alves/Ascom
Geral
Cuidar de Quem Cuida: Lei que permite acúmulo de benefício é sancionada
Gaeco deflagrou nova fase da Operação Tromper
Justiça
Empresário acusado de corrupção em Sidrolândia volta a usar tornozeleira
Imagem Ilustrativa
Geral
Passa a valer Lei que apoia financeiramente mulheres vítimas de violência doméstica em MS

Mais Lidas

JD1TV AGORA: Policial atira em motociclista durante briga de trânsito no Aero Rancho
Polícia
JD1TV AGORA: Policial atira em motociclista durante briga de trânsito no Aero Rancho
Local onde a vítima foi resgatada
Polícia
Ela fica com quem? Homens brigam por mulher e um acaba esfaqueado no Vida Nova
Foto: Whatsapp/JD1
Polícia
JD1TV AGORA: Adolescentes ficam gravemente feridos após colisão com caminhão na Capital
Indivíduo invadiu a igreja
Polícia
Que pecado! Homem entra nu em igreja após sair de motel no Aero Rancho