Entrou em funcionamento, no dia 30 de novembro, a usina fotovoltaica do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMS). Ao gerar energia tendo o sol como fonte, a unidade pretende economizar na conta de luz e vai permitir que a estrutura seja utilizada para pesquisas científicas.
A expectativa é que a energia gerada seja suficiente para suprir o consumo de 60 residências com quatro moradores, por cerca de um ano. A economia prevista na conta de luz do campus do IFMS deverá variar entre 15% e 20%.
Durante a inauguração, o reitor Luiz Simão Staszczak reforçou que, mais do que reduzir gastos, a usina é um propulsor de desenvolvimento. A previsão, segundo o dirigente, é que outras sete usinas entrem em funcionamento nos campi do IFMS em 2019.
“É um investimento que busca a sustentabilidade dos campi e não se trata somente de energia renovável, mas de um conceito de difusão de tecnologia para nosso Estado”, complementou o reitor.
O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka, explica que o investimento nas usinas deverá gerar um importante levantamento de informações sobre a capacidade de produção energética em Mato Grosso do Sul.
“Nossos campi estão espalhados por todas as regiões do estado, isso facilita esse trabalho de mapeamento e vai gerar informações que são importantes para empresas que querem investir na área. Além disso, as usinas serão a fonte para uma série de projetos de pesquisa, ligados a diversas áreas do conhecimento”, explicou.
Em Campo Grande, o investimento para a implantação da usina foi de R$ 470 mil. Foram instalados 260 painéis solares e cinco inversores com potência total de produção de 71,5 kWp. Parte do equipamento foi montada no solo para facilitar o acesso de estudantes e pesquisadores. Os demais painéis estão instalados no telhado do campus.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Adriane reúne-se com Damares e Tereza Cristina

Coração de Dom Pedro I poderá ser enviado ao Brasil

Pesquisa aponta que uma a cada quatro pessoas poderia trabalhar remotamente

JD1TV: Motociclista fica em estado gravíssimo após acidente na Rua Da Divisão

Em evento, empresários conhecem oportunidades em Rio Pardo

Totem de publicidade exibe pornô em aeroporto

Segundo dia do fórum do Bioceânico conta com empresários dos 4 países

Universidades realizam 'Vestibular Solidário' neste final de semana na Capital

Ex-morador de rua Givaldo Alves anuncia pré-candidatura nas redes sociais
