Menu
Busca sábado, 25 de maio de 2019
(67) 99647-9098
Geral

IFMS inaugura usina de energia solar em Campo Grande

Usina fotovoltaica passa a gerar parte da energia consumida no campus da capital

05 dezembro 2018 - 11h49Da Redação com Assessoria

Entrou em funcionamento, no dia 30 de novembro, a usina fotovoltaica do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMS). Ao gerar energia tendo o sol como fonte, a unidade pretende economizar na conta de luz e vai permitir que a estrutura seja utilizada para pesquisas científicas.

A expectativa é que a energia gerada seja suficiente para suprir o consumo de 60 residências com quatro moradores, por cerca de um ano. A economia prevista na conta de luz do campus do IFMS deverá variar entre 15% e 20%.

Durante a inauguração, o reitor Luiz Simão Staszczak reforçou que, mais do que reduzir gastos, a usina é um propulsor de desenvolvimento. A previsão, segundo o dirigente, é que outras sete usinas entrem em funcionamento nos campi do IFMS em 2019.

“É um investimento que busca a sustentabilidade dos campi e não se trata somente de energia renovável, mas de um conceito de difusão de tecnologia para nosso Estado”, complementou o reitor.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka, explica que o investimento nas usinas deverá gerar um importante levantamento de informações sobre a capacidade de produção energética em Mato Grosso do Sul.

“Nossos campi estão espalhados por todas as regiões do estado, isso facilita esse trabalho de mapeamento e vai gerar informações que são importantes para empresas que querem investir na área. Além disso, as usinas serão a fonte para uma série de projetos de pesquisa, ligados a diversas áreas do conhecimento”, explicou.

Em Campo Grande, o investimento para a implantação da usina foi de R$ 470 mil. Foram instalados 260 painéis solares e cinco inversores com potência total de produção de 71,5 kWp. Parte do equipamento foi montada no solo para facilitar o acesso de estudantes e pesquisadores. Os demais painéis estão instalados no telhado do campus.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Centro-oeste terá plano de desenvolvimento 2020-2023
Geral
Anac anuncia suspensão das operações da Avianca
Geral
Nova BMW Z4 foi lançada na capital
Geral
Longen critica uso de 30% do FCO para obras estaduais
Geral
Marginal usa OLX para aplicar golpe com WhatsApp de anunciante
Geral
Ciclista tem a cabeça esmagada por carreta em acidente
Geral
Parque das Nações terá memorial da Sanesul
Geral
Coronel David percorrerá o estado em apoio a Bolsonaro, no fim de semana
Geral
Usuários reclamam de excesso de ligações e Claro tem 15 linhas bloqueadas
Geral
Caminhão pega fogo na MS-395 e chamas atingem vegetação

Mais Lidas

Cidade
Restaurante Bamboo Sushi é autuado por cobrança excessiva
Polícia
Homem bêbado pede para descansar e morre no sofá do vizinho
Geral
Ciclista tem a cabeça esmagada por carreta em acidente
Geral
Marginal usa OLX para aplicar golpe com WhatsApp de anunciante