Em busca do equilíbrio fiscal do Governo Federal, os projetos de reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande serão analisados na Câmara Municipal nesta terça-feira (8). A proposta deve viabilizar novos investimentos em obras, projetos e melhorias para que o município atenda aos critérios do Tesouro Nacional.
O pacote de adesão ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal e ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal inclui a implantação de teto de gastos, limitando o aumento de despesas ao índice de inflação.
Também prevê a centralização financeira para maior controle e eficiência na gestão de recursos, bem como a implantação do leilão de pagamentos, modalidade que possibilita descontos financeiros a serem oferecidos à Prefeitura por fornecedores.
Todas os procedimentos atendem critérios estabelecidos e avaliados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em consonância com a Lei Complementar 178, de 2021.
Desde janeiro deste ano, a prefeitura decretou contingenciamento orçamentário que foi prorrogado por mais 90 dias em 30 de junho. Com a reforma administrativa que enxugou a folha em 30%, foram otimizados pelo menos R$ 20 milhões em despesas com pessoal, imóveis alugados, combustível e outros custos operacionais.
As medidas também buscam melhorar o cenário municipal na Capag, ou seja, a Capacidade de Pagamento que mede a eficiência e saúde financeira da cidade.
Após apreciação da Câmara Municipal, a Prefeitura encaminhará o pacote para a STN, que deve emitir parecer conclusivo dentro de 30 dias. O projetos estratégicos devem ser detalhados pela prefeita Adriane Lopes nos próximos dias.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Corpo encontrado com tiros na Capital é identificado; delegado diz ser "execução"

MP cobra na Justiça medidas contra degradação em área com nascentes na Capital

De capacete, homem é encontrado morto com marcas de tiros em Campo Grande

Peritos serão nomeados para atuação em Agências da Previdência Social

Zema quer presidência em 2026 e critica 'perseguição' a Bolsonaro

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 25/7/2025

"Ainda Estou Aqui" tem nova conquista com premiação em categoria inédita na Argentina

Com prêmio acumulado, Mega-Sena pode pagar R$ 36 milhões nesta quinta

Secretário de Obras de Nova Alvorada do Sul vira réu por improbidade administrativa
