Menu
Menu
Busca domingo, 31 de maio de 2026
Geral

SUS terá mais cinco aparelhos de radioterapia para tratar câncer em MS

16 janeiro 2018 - 14h56Da redação com assessoria

A rede de tratamento de câncer do SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul vai crescer nos próximos anos. Serão instalados em hospitais da Capital e do interior do Estado mais cinco aparelhos aceleradores lineares – utilizados no tratamento da doença. Três ficarão em Campo Grande, um em substituição ao já existente no Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) e os outros dois nos hospitais Universitário e Regional; o restante irá para o interior, em locais a serem definidos pelo Ministério da Saúde.

Estimativa do secretário estadual de Saúde, Carlos Coimbra, é que a instalação do primeiro aparelho inicie em fevereiro deste ano. “O equipamento já está em Mato Grosso do Sul desde maio de 2017 e será instalado no Hospital de Câncer. O Governo do Estado repassou R$ 1,3 milhão para reforma do bunker [sala que abriga o acelerador linear] e finalizando a obra, no prazo de 30 dias, já será iniciada a instalação”, explicou Carlos Coimbra este mês, ao entregar veículos para a Vigilância Sanitária Estadual.

O aparelho de radioterapia que funcionará no HCAA veio de Goiânia (GO) graças às tratativas do governador Reinaldo Azambuja junto ao Ministério da Saúde. Com o novo acelerador linear, a capacidade de atendimento no Hospital de Câncer será dobrada. “O equipamento que tem hoje no hospital atende 50 pacientes por dia, pois é antigo e não pode ser sobrecarregado. Com o novo, o atendimento será feito em três períodos, chegando a 100 pacientes/dia e reduzindo a fila de espera pelo tratamento”, garantiu o secretário de saúde.

Conforme Carlos Coimbra, o acelerador linear do Hospital Universitário deverá funcionar ainda em 2018. “As obras para instalação estão previstas para março/abril desse ano”, disse. “Para o Hospital Regional de Campo Grande a instalação prevista é 2019, assim como para as duas unidades do interior. No total, teremos cinco novos aparelhos no projeto de expansão da radioterapia do Governo Federal, conforme previsão do Ministério da Saúde”, completou o secretário.

Atualmente, o SUS de Mato Grosso do Sul conta com três aparelhos aceleradores lineares. Um fica no HCAA, outro na Santa Casa de Campo Grande e o terceiro no Hospital Evangélico de Dourados.

 

Reportar Erro
Abrasel Brasil Sabor Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Ilustrativa / Keila Oliveira
Polícia
Polícia Penal apreende maconha jogada por drone em presídio de Dourados
Imagem Ilustrativa
Polícia
Briga por pipa termina em tentativa de homicídio em Campo Grande
Pix  Foto: Shutterstock
Polícia
PIX enviado por engano tem final feliz: homem recupera R$ 3,5 mil em Campo Grande
Reprodução/X/LucAuffret
Internacional
Quebra-quebra após título do PSG deixa mais de 200 feridos e mobiliza 20 mil policiais
Foto: Ilustrativa / Bruno Peres/Agência Brasil
Polícia
Bandido aplica golpe, recebe dinheiro e ainda tira sarro da vítima na Capital
 Carro funerário no CEPOL - Foto: Vinícius Santos / Ilustrativa
Saúde
Idosa de 92 anos morre após apresentar dificuldades respiratórias no Aero Rancho
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Justiça
Pais não podem usar assinatura Gov.br para autorizar viagem de menores, decide CNJ
Divulgação / Assessoria
Interior
Fã da PMMS recebe policiais durante festa de aniversário em Nova Alvorada do Sul
Veículo apreendido - Foto: PMMS
Polícia
Dirigindo bêbado e sem CNH, motorista é preso em Nova Alvorada do Sul
Forças policiais no local - Foto: WhatsApp / JD1
Polícia
AGORA: Pescador encontra corpo em rio e mobiliza forças policiais no Portal Caiobá

Mais Lidas

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Comportamento
Mãe perde filho para a depressão, faz alerta nas redes e emociona milhares de pessoas
Foto: Arquivo pessoal
Polícia
Discussão termina em morte dentro da Ceasa de Campo Grande
UPA Universitário, em Campo Grande
Polícia
AGORA: Dois suspeitos são feridos em confronto com a PM em Campo Grande
Prisão aconteceu em Campo Grande pela Denar
Polícia
Mulher de 33 anos é presa em Campo Grande por lavar dinheiro para o CV