O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu ao presidente chinês, Xi Jinping, por ter defendido a redução das tarifas sobre a compra de veículos e outros produtos procedentes do exterior para equilibrar a balança comercial da China, que registra um elevado superávit. A informação é da EFE.
"Agradeço muito ao presidente Xi pelas amáveis palavras da China sobre tarifas e barreiras no setor automobilístico. Também por seu esclarecimento sobre propriedade intelectual e transferências de tecnologia. Faremos um grande progresso juntos", escreveu Trump no Twitter.
A mensagem do presidente americano era uma resposta ao discurso de Xi Jinping no Fórum de Boao, conhecido como o "Davos [Fórum Econômico Mundial] asiático". O presidente da China fez declarações conciliadoras no evento, defendendo ampliar a proteção sobre os direitos de propriedade intelectual e reduzir as tarifas sobre a importação de produtos estrangeiros, citando especificamente o caso dos automóveis.
Guerra comercial
Apesar de não fazer menções diretas ao protecionismo de Trump, o presidente chinês afirmou que a "mentalidade da Guerra Fria está agora mais presente do que nunca" e que "só o desenvolvimento pacífico pode dar resultados benéficos para todos". Ele afirmou que a China se alinhará às regras do comércio internacional, aumentará a transparência da atuação do país, aplicará as leis, fomentará a concorrência e se oporá ao monopólio.
A imposição de tarifas sobre as importações de aço e alumínio por parte dos EUA, uma decisão anunciada por Trump em março, foi o início de uma série de medidas protecionistas dos dois países. Essa troca de sanções colocou a economia mundial em alerta, temendo uma guerra comercial entre China e EUA.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande


Xi Jinping discursa no Fórum de Boao, conhecido como o "Davos asiático" (Kyodo/via REUTERS/Direitos Reservados)



