Menu
Menu
Busca quinta, 18 de dezembro de 2025
Sebrae Cidade empreendedora - Dez25
Geral

Uems conquista elevação da nota da Capes para o Mestrado Profeduc

24 setembro 2017 - 12h18Da redação com Assessoria

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a Avaliação Quadrienal de 2017 com as notas dos cursos de Pós-Graduação de todo Brasil. O programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) de Campo Grande elevou seu conceito de 3 para 4.

O novo conceito foi comemorado pelo grupo de docentes, discentes e técnicos da Uems. “Essa nota reflete o trabalho árduo do corpo docente e técnico e o empenho dos discentes que se esforçam para produzir suas pesquisas”, afirmou a coordenadora do programa, professora doutora Celi Corrêa Neres.

Pelos critérios de avaliação da Capes, as notas sobem gradativamente conforme a avaliação contínua baseada em informações cadastradas por meio da Plataforma Sucupira. Segundo a professora e coordenadora do Profeduc, Celi Corrêa Neres, o grande diferencial desse programa é o fato dele ser voltado para profissionais da educação básica, único oferecido em todo o Centro-Oeste. “Tradicionalmente os programas de mestrado atendem a formação acadêmica, formando pesquisadores. O Profeduc  pretende impactar diretamente na educação básica, com a formação dos professores de educação básica”, explica.

Apoio da Uems

O programa de Mestrado Profissional em Educação – Profeduc não possui financiamento federal por parte da Capes. Todo o investimento no programa é feito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Segundo Celi Neres o Profeduc não pode participar de editais das agências de fomento e nem de bolsas da Capes. “A Uems não só permitiu a abertura desse mestrado, como tem apoiado financeiramente sozinha. Neste último ano, por meio de editais da Fundect [Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de MS] que repassou verba aos cursos de pós-graduação, conseguimos apoio. Essa é uma ação inédita em âmbito nacional: uma universidade apoiar sozinha um programa de mestrado”, conta.

Curso de Doutorado

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uems, professora doutora Luciana Ferreira da Silva, parabenizou o trabalho da comunidade acadêmica enaltecendo o esforço e comprometimento dos professores, alunos e técnicos. A pró-reitora ainda acrescentou que a Uems vai continuar apoiando o Profeduc. “Depois de nove anos do estabelecimento do primeiro programa de scrito sensu, a Uems começa a se consolidar e vislumbrar a abertura de novos doutorados. A PROPP vai apoiar os programas que estão nesse caminho”, afirmou Luciana Ferreira.

O conceito 4 para o Profeduc permite a verticalização com a abertura de um programa de Doutorado em Educação. “Nossa proposta é abrir um Doutorado, estamos aguardando uma resposta da Capes. Pretendemos continuar com esse perfil, ampliar e qualificar cada vez mais os professores da Educação Básica. Acreditamos que a academia tem uma dívida com os professores que atuam na Educação Básica. Em outros países, professores da educação básica são estimulados a fazer formação stricto sensu. Em muitos países não há distinção entre o professor que dá aula no Ensino Superior e o professor da Educação Básica, em termos de salário e carreira. Temos que perseguir esse objetivo”, afirma Celi Neres.

Processo Seletivo aberto

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para aluno regular do Mestrado Profissional em Educação (Profeduc), da Uems de Campo Grande. São ofertadas 25 vagas, sendo 40% delas destinadas aos professores da Educação Básica da Rede de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul. A área de concentração é “formação de educadores” e poderão participar do processo seletivo candidatos portadores de diploma de cursos de Licenciatura, de qualquer área de conhecimento.

 

Reportar Erro
Energisa Michel Telo - Dez/25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Apresentação aconteceu em Porto Murtinho, em junho de 2023
Geral
Produtores de Munhoz e Mariano são multados por oferecer álcool a adolescente em show; assista
O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (17) pelo governador Eduardo Riedel
Geral
Governo fecha 2025 com 88% das metas cumpridas e avanços em áreas estratégicas
Fachada da prefeitura de Campo Grande.
Política
Tribunal de Contas aponta que prefeita tem poder excessivo para definir gratificações salariais
Dinheiro /
Política
Após identificar falhas, TCE cobra transparência total da "folha secreta" em Campo Grande
Neno Razuk (PL) -
Justiça
Deputado estadual Neno Razuk é condenado por crimes ligados ao jogo do bicho em MS
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) /
Saúde
Governo do Estado vai investir R$ 500 mil para fortalecer rede hospitalar da Capital
Acusados do 8 de janeiro pedem asilo na Argentina
Política
AO VIVO - PL que reduz penas de condenados no 8 de janeiro é analisado no Senado
Ação da 11ª CIPM -
Polícia
PM fecha "boca do Biel" no Danúbio Azul e leva pai e filho presos por tráfico
Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) -
Justiça
Justiça manda IMPCG depositar em juízo valores que seriam repassados ao Banco Master
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025

Mais Lidas

Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por botar filha de 5 meses na chuva e querer 'vida sexual livre' em MS
Ônibus estão nas garagens sem funcionar com a greve
Cidade
Sem data para receber, motoristas devem estender greve para quinta na Capital
Carros ficaram destruídos
Trânsito
Três pessoas da mesma família morrem em grave acidente na BR-267, em Nova Alvorada do Sul
Terminal -
Cidade
Funcionário paga a conta do transporte durante a greve? Entenda