Várias universidades públicas do país estão sendo alvo de ações policiais e de fiscais eleitorais. E a justificativa é a fiscalização de supostas propagandas eleitoral irregular. No entanto estudantes, professores e entidades educacionais, veem as ações como censura.
Uma das universidades que tiveram atividades suspensas foi a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que ontem teve uma aula pública sobre fascismo que acabou sendo suspensa. A aula já estava em andamento, quando chegaram servidores com um mandato judicial alegando conotação política, que estava desmoralizando um determinado candidato e que a UFGD não era o local adequado para tal propósito, segundo a legislação, relatou o Diretório Central dos Estudantes, que organizou o evento.
A aula seria intitulada com o tema “Esmagando o fascismo – o perigo da candidatura Bolsonaro”, e depois de uma denúncia ela acabou sendo interrompida.
A universidade divulgou nota na qual diz que é importante que o espaço universitário “seja respeitado, garantindo-se assim, as liberdades de pensamento e de reunião asseguradas pela Constituição”. A instituição diz ainda: “Reafirmamos e tornamos público o apreço pelo Estado Democrático de Direito do Brasil, pela autonomia da Universidade Federal pública, apartidária, laica, pluralista, gratuita e com qualidade e, desejamos que, nestas eleições, predomine o espírito de paz e respeito às liberdades entre o povo brasileiro”.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (Reprodução/ Internet)



