O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou a destinação de 21% das vagas do próximo concurso vestibular aos alunos classificados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que constam na base de dados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Das 11.072 vagas disponibilizadas aos vestibulandos de 2017, 2.338 serão reservadas para o Sisu. Em relação ao concurso deste ano, o primeiro a inserir o Sisu na USP, houve um acréscimo de 849 vagas.
A USP informou hoje (13) que as vagas serão distribuídas em três modalidades, sendo que 597 ingressos devem ocorrer por ampla concorrência; 1.155 serão destinados aos estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas e 586 para alunos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
De fora
Ficarão de fora do Sisu três das 42 unidades de Ensino e Pesquisa da USP: a Escola de Engenharia de São Carlos, a Faculdade de Medicina (FM) e o Instituto de Física (IF).
O Conselho também manteve os bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), que incentiva os alunos oriundos de escolas públicas a se inscreverem na Fundação Universitária para o Vestibular - Fuvest. Os bônus do Inclusp podem chegar a 25% e incidem sobre a nota da primeira fase e a nota final do Vestibular.
Por meio de nota, o reitor Marco Antonio Zago avaliou que o novo critério de ingresso na USP está mais democrático. “Há dois anos, a USP tinha um único tipo de vestibular, representado pela Fuvest. Hoje, temos uma segunda forma de entrada que é muito mais democrática, já que envolve o país inteiro e permite uma reserva de vagas tanto para os estudantes oriundos de escola pública quanto para os estudantes pretos, pardos e indígenas”.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas







