A imunização contra a Influenza A H1N1 terá novas regras a partir deste ano em Campo Grande. Outra novidade é quanto à ampliação do chamado público alvo. O assunto foi tema de audiência pública realizada na manhã da última sexta-feira (03), na Câmara Municipal.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Mariah Barros, lembrou que a campanha de vacinação contra a Influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o objetivo de reduzir internações, complicações e mortes da população idosa acima de 60 anos.
Mariah explicou que o País viveu uma pandemia da doença em 2010 e, a partir de então, o Ministério da Saúde estabeleceu a rotina de aplicação vacina trivalente (H1N1, H3N2 e Influenza B), com a inserção, na época, de novos grupos elegíveis (gestantes e crianças).
Conforme a coordenadora, a partir deste ano, por recomendação do Ministério da Saúde, foi feita a inclusão de professores do ensino regular (público e privado) e também de professores do ensino superior como um novo grupo a ser atendido durante a campanha de imunização que ocorre de 10 de Abril a19 de Maio.
A previsão é de que o chamado “Dia D”, quando ocorre uma grande mobilização para conscientizar e vacinar a população da imunização em todo País, ocorra no dia 06 de maio.
Outra mudança é quanto à extinção dos chamados postos volantes, ou da vacinação extramuro. “A vacina estará disponível somente nas 64 salas de vacinação e apenas no Dia D vamos usar uma unidade móvel para reforçar a imunização em um local pré-definido”, diz Mariah.
A coordenadora reitera que a medida é necessária para que haja um controle mais efetivo na vacinação, a fim de evitar problemas como o ocorrido no último ano, onde doses da vacina teriam supostamente sumido, o que, inclusive, motivou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela Câmara Municipal.
“Nós não iremos mais vacinar em shoppings e mercados. Isso dificulta muito o registro desse núcleo e pode até perder o controle e nós queremos trabalhar com bastante cautela e transparência”, reforça.
O controle da vacinação também será mais rigoroso. Para ser imunizado, os integrantes do grupo de risco terão que apresentar documento com foto. No caso de doentes crônicos, diabéticos e gestantes, por exemplo, haverá necessidade da apresentação também de um laudo médico.
Quem deve ser imunizado ?
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) ; Gestantes Puérperas (até 45 dias após o parto); Trabalhadores de Saúde; Povos indígenas ; Idosos com 60 anos ou mais de idade; Adolescentes de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional ; Portadores de doença crônica não transmissível e outras condições clínicas especiais (conforme indicação do Ministério da Saúde)e professores.
A quantidade de vacinas enviada para cada município é calculada baseando-se na população IBGE, de cada grupo elegível da campanha. A meta da Sesau é imunizar 90% do público alvo.
Audiência
A audiência pública contou com a presença da secretária adjunta de Saúde, Andressa De Lucca Bento, da superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Elaina Dalla Nora, vereadores da Comissão de Saúde da Casa de Leis e do deputado estadual Paulo Siufi (PMDB).
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas








