Depois da ação da Guarda Municipal na rodoviária da Capital, na última sexta-feira (26), o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Social Valério Azambuja decidiu que irá abrir um processo disciplinar administrativo para averiguar se a ação dos guardas Municipais foi exagerada ou necessária.
“A partir de hoje irei abrir um processo disciplinar administrativo, pegando as imagens da ação e copia do inquérito policial para subsidiar o processo administrativo. Em cima disso a Corregedoria vai avaliar o ‘modus operante’ se aquela conduta foi apropriada ou se houve um excesso do uso da força ou se aquele momento até o disparo foi necessário para tirar aquele cidadão altamente descontrolado daquele ambiente” ressaltou o Secretário.
Na opinião do Secretário a conduta dos Guardas não foi exagerada, devido à conduta do cidadão que estava totalmente alterado e bêbado (o que foi comprovado pelo teste de alcoolemia). De acordo com o secretário a conduta dos Guardas foi necessária, pois homem arrebentou as algemas que o continham e representava perigo para a segurança dos guardas e dos transeuntes da rodoviária.
Sobre o alegado uso excessivo da arma de choque, o Secretário esclareceu que o equipamento falhou e por isso os Guardas não conseguiram conter Luciano. Portanto o Secretário irá pedir que todas as pistolas de choque sejam avaliadas, para garantir que estejam funcionado corretamente.
O Caso
De acordo com informações do registro policial, Luciano Farias Neiva (36) estava embriagado e estacionou o carro no meio da rua que dá acesso ao saguão do terminal, impedindo a passagem de outros veículos. Os guardas pediram para que Luciano tirasse o carro, mas ele se negou.
Os guardas tentaram conversar com Luciano, mas ele não queria o dialogo. Momento em que precisou ser imobilizado. A força de Farias era tamanha que chegou a quebrar a algema. Os militares tentaram imobiliza-lo com a arma de choque, mas está falhou. E depois de diversas tentativas de imobilizar o cidadão que não tiveram sucesso os guardas usaram um tiro de bala de borracha para parar Luciano.
Toda a ação da Guarda foi gravada e as imagens foram parar nas redes sociais.
Luciano foi detido e encaminhado para a polícia civil e responderá por desacato, desobediência, resistência, lesão corporal decorrente a oposição a ação policial, e dirigir sob efeito de álcool.
Confira nos vídeos toda a ação da Guarda:
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







