A promotora de Justiça Karina Ribeiro dos Santos Vedoatto instaurou uma investigação para apurar a possível exposição indevida de moradores do distrito de Rio Verde do Sul, em Aral Moreira (MS), devido à aplicação de defensivos agrícolas em áreas rurais próximas à zona urbana.
A apuração começou após denúncia de que a pulverização de agrotóxicos estaria ocorrendo em locais muito próximos das residências, sem o respeito à distância mínima exigida por lei. O artigo 18, alínea “c”, da Lei Complementar nº 024/2016 — que trata do Plano Diretor Participativo do município — determina o distanciamento obrigatório dessas atividades em relação às áreas habitadas.
Conforme a denúncia, há muito tempo os moradores convivem com os efeitos nocivos causados pelos produtos químicos utilizados nas plantações de soja e milho. Algumas residências estariam localizadas a menos de quatro metros dos pontos de aplicação dos agrotóxicos.
A promotora determinou que seja feita a identificação completa do proprietário do imóvel investigado, com uso de sistemas informatizados. Também solicitou o depoimento de uma enfermeira e da diretora de uma escola da região, para coleta de informações sobre os possíveis impactos à saúde da população local.
O caso segue em tramitação na 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ponta Porã.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Justiça Eleitoral anula votos do MDB em Paranhos por fraude à cota de gênero

Capotamento deixa filho de ex-vereador ferido na BR-163, em Coxim

Segundo morto em confronto em Mundo Novo é paraguaio e com várias passagens

Promotoria instaura procedimento para fiscalizar atuação do Conselho Tutelar de Figueirão

Motociclista que morreu em assentamento atuava como professor em Sidrolândia

Motociclista morre em acidente em Sidrolândia

Homem fica ferido após ser atropelado por van na BR-262

Amambai ganha mais R$ 11 milhões para construção de contorno viário

JD1TV: 'Perdoei meu irmão, porque minha mãe perdoaria', desabafa jovem após morte de Michely
