O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) decidiu manter a desaprovação das contas de campanha do vereador eleito Subtenente Morinigo (PDT), relativas ao pleito de 2024 em Ponta Porã.
Morinigo recorreu da decisão alegando que os honorários advocatícios e contábeis de sua campanha foram pagos pelo candidato majoritário da coligação, e, portanto, sua prestação de contas estaria regular. No entanto, a Justiça Eleitoral não aceitou o argumento.
O recurso questionava dois pontos principais, a doação feita pelo candidato a sua própria campanha e a omissão de despesas com serviços advocatícios e contábeis. Morinigo doou R$ 10.000,00 de seus recursos próprios, o que representou 9,21% do limite de gastos permitidos, um valor dentro do estabelecido pela lei.
No entanto, a abertura de conta bancária para movimentação de recursos ocorreu com atraso de dois dias, o que gerou uma ressalva, mas não comprometeu a transparência das contas.
A grande questão, porém, foi a omissão dos gastos com honorários. A falta de comprovação da origem dos recursos utilizados para o pagamento desses honorários impediu o controle da Justiça Eleitoral e comprometeu a transparência das contas.
A ausência de informações sobre esse item representou mais de 20% do total das despesas declaradas, o que foi considerado uma irregularidade grave. O tribunal entendeu que, devido à falta de transparência, as contas deveriam ser desaprovadas.
Com a decisão unânime, o TRE-MS rejeitou o recurso e manteve a sentença de primeiro grau que desaprovou as contas de Morinigo. Ele pode tentar recorrer ao TSE.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Promotora cobra controle mensal das obras em Naviraí e faz recomendação à prefeitura

Barco improvisado vira durante pescaria, idoso morre e irmão é resgatado em Ivinhema

MPMS abre procedimento para fiscalizar segurança de torcedores no Estádio Laertão

Desaparecido há 10 dias, homem é encontrado morto em açude em Laguna Carapã

Polícia intercepta 200 quilos de droga na MS-156 que iriam para o Rio Grande do Sul

'Farra das diárias' de vereadores entra na mira do Ministério Público em Deodápolis

Células de resfriamento da caldeira foram destruídas em incêndio em usina de Caarapó

VÍDEO: Homem foge de lanchonete após ser ferido a tiros em Aral Moreira

Trabalhador morre após cair do telhado durante serviço em supermercado de Três Lagoas


Subtenente Morinigo - (Foto: Reprodução/Redes Sociais)


