O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) decidiu manter a desaprovação das contas de campanha do vereador eleito Subtenente Morinigo (PDT), relativas ao pleito de 2024 em Ponta Porã.
Morinigo recorreu da decisão alegando que os honorários advocatícios e contábeis de sua campanha foram pagos pelo candidato majoritário da coligação, e, portanto, sua prestação de contas estaria regular. No entanto, a Justiça Eleitoral não aceitou o argumento.
O recurso questionava dois pontos principais, a doação feita pelo candidato a sua própria campanha e a omissão de despesas com serviços advocatícios e contábeis. Morinigo doou R$ 10.000,00 de seus recursos próprios, o que representou 9,21% do limite de gastos permitidos, um valor dentro do estabelecido pela lei.
No entanto, a abertura de conta bancária para movimentação de recursos ocorreu com atraso de dois dias, o que gerou uma ressalva, mas não comprometeu a transparência das contas.
A grande questão, porém, foi a omissão dos gastos com honorários. A falta de comprovação da origem dos recursos utilizados para o pagamento desses honorários impediu o controle da Justiça Eleitoral e comprometeu a transparência das contas.
A ausência de informações sobre esse item representou mais de 20% do total das despesas declaradas, o que foi considerado uma irregularidade grave. O tribunal entendeu que, devido à falta de transparência, as contas deveriam ser desaprovadas.
Com a decisão unânime, o TRE-MS rejeitou o recurso e manteve a sentença de primeiro grau que desaprovou as contas de Morinigo. Ele pode tentar recorrer ao TSE.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Armado com pistola, homem invade hotel e espanca ex-mulher em Ponta Porã

Descontrolado, homem invade casa da ex pedindo celular para ver mensagens de 'ficante'

MP envia recomendação para Corguinho regularizar oferta de vagas em creche

Mulher morre em grave acidente com três veículos na MS-338, em Bataguassu

MPMS fiscaliza portais de transparência no interior

Morador é espancado brutalmente em tentativa de latrocínio em Aparecida do Taboado

'Repórter' é acusado de violência doméstica contra a ex-mulher em Nova Alvorada do Sul

Discussão em aldeia termina com homem morto a facadas em Dourados

Adolescente sofre descarga elétrica em lava-jato e morre em Dourados
