Menu
Menu
Busca domingo, 22 de junho de 2025
Interior

Vereadores de Rio Brilhante receberam verba indevida e TCE-MS não exige devolução

A Corte de Contas reconheceu o pagamento irregular, mas considerou que os vereadores receberam os valores de boa-fé

03 junho 2025 - 11h22Vinícius Santos

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) reconheceu que os vereadores José Maria Caetano de Souza, atual presidente da Câmara de Rio Brilhante, e Marlos Augusto Joris, que à época ocupava o cargo de primeiro secretário, receberam valores indevidos em 2017, a título de “verba indenizatória”.

José Maria recebeu o valor total de R$ 83.989,32 e Marlos Augusto R$ 41.994,60. A irregularidade foi apontada após fiscalização realizada pela 6ª Inspetoria de Controle Externo do TCE-MS, que verificou o pagamento de verbas a título de “representação do cargo”, previstas na Lei Municipal 1.974 de 2016. 

No entanto, o tribunal entendeu que essas verbas tinham natureza remuneratória, pois foram pagas além do subsídio fixado para os vereadores, prática proibida pelo artigo 39, §4º da Constituição Federal, que determina que os detentores de mandato eletivo devem receber remuneração em parcela única, sem adicionais ou gratificações. 

A equipe técnica do tribunal destacou que verbas indenizatórias são destinadas ao ressarcimento de despesas comprovadas relacionadas ao exercício do mandato, o que não foi caracterizado no caso. Posteriormente, a Lei Municipal 2.033, de 26 de dezembro de 2017, revogou os dispositivos que previam esses pagamentos, cessando a irregularidade. 

O Ministério Público de Contas (MPC) recomendou a aplicação de multa aos responsáveis e a impugnação dos valores pagos, mas o TCE-MS considerou que os vereadores receberam os valores de boa-fé, baseados na legislação vigente à época, e que foram tomadas medidas para interromper os pagamentos irregulares assim que a situação foi identificada. 

Por isso, o TCE julgou os atos irregulares, mas decidiu que não há obrigação de devolução dos valores nem aplicação de multa aos vereadores. A decisão foi unânime.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Edemar foi preso em flagrante
Interior
Após negar crime, homem confessa que matou Doralice por 'ódio e ciúme' em Maracaju
Suspeito fugiu após cometer o crime; vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital
Interior
Jovem é morto com tiro na cabeça em Água Clara; suspeito de cabelo azul é procurado
Agressão aconteceu próximo a um bar
Interior
Mulher é agredida 'do nada' por homem em bar de Aparecida do Taboado
Animal foi morto atropelado na rodovia
Interior
Mais uma jaguatirica é atropelada e morta na BR-262, entre Miranda e Corumbá
Hospital de Nova Alvorada do Sul
Interior
Suspeito dispara contra atual da ex-mulher, mas acerta adolescente em Nova Alvorada
Doralice foi morta a facadas
Interior
'Não aceitaremos que se torne rotina', diz prefeitura após feminicídio em Maracaju
Veículo ficou parado nas margens da rodovia
Interior
Motorista é arremessado para fora de caminhonete em capotamento em Ivinhema
Imagem ilustrativa
Interior
Peão fica ferido após cair do cavalo em fazenda em Corumbá
PM atendeu o local do feminicídio
Interior
Mulher é assassinada a facadas pelo marido após discussão e briga em Maracaju
Faca que estava na posse do suspeito
Interior
Homem aparece debaixo da cama da ex, mas é esfaqueado pelo atual em Dourados

Mais Lidas

Depac Dourados
Polícia
Mãe sobe no telhado de casa para não ser morta pelo filho de 13 anos em Dourados
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Política
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Hospital Regional de Coxim
Interior
Homem é esfaqueado por cantor sertanejo após dar carona em Coxim
Frango assado e banana: Personal trainer é preso ao ser flagrado furtando mercado
Polícia
Frango assado e banana: Personal trainer é preso ao ser flagrado furtando mercado