Menu
Menu
Busca sábado, 07 de junho de 2025
Internacional

Avião voa sozinho por 10 minutos após copiloto passar mal na cabine de comando

Comandante havia ido ao banheiro e ficou trancado para fora do cockpit

17 maio 2025 - 16h52Pedro Molina     atualizado em 17/05/2025 às 17h36

Uma aeronave da companhia aérea alemã Lufthansa, com 205 passageiros, voou sozinha por 10 minutos no piloto automático, sem qualquer supervisão humana, após o copiloto passar mal enquanto o comandante usava o banheiro.

O Airbus A321, que fazia o voo LH77X, saiu de Frankfurt, na Alemanha, com destino a Sevilha, na Espanha, e por volta das 10h31 no horário local, o capitão da aeronave precisou deixar a cabine de controle, também conhecida como cockpit, para usar o banheiro.

Segundo informações da imprensa internacional, o piloto afirmou que o copiloto aparentava estar em bom estado de saúde e, por isso, não se preocupou em deixar a cabine de controle sozinha.

No entanto, ao voltar do banheiro, ele não conseguiu acessar a cabine de controle, com relatos apontando que ele tentou, por quatro vezes, entrar na cabine utilizando a senha da porta, mas não conseguiu.

Outro tripulante tentou entrar em contato com a cabine, mas não foi respondido, obrigando o uso de protocolo emergencial. Após a porta ser aberta manualmente, o comandante notou que o copiloto estava passando mal.

De acordo com o comandante, seu companheiro estava pálido, suando e com movimentos estranhos. Um médico a bordo auxiliou no atendimento ao copiloto e disse que seu estado de saúde se tratava de um possível problema cardíaco.

Em casos de o comandante deixar a cabine, um comissário deveria fazer companhia ao copiloto, no entanto, as operadoras de voo não são obrigadas a considerar a permanência de outra pessoa na cabine durante ausências curtas de algum dos dois pilotos.

O comandante reassumiu o controle do voo e o desviou para o aeroporto Adolfo Suárez Madrid Barajas Airport, em Madri, por volta das 10h42 no horário local.

O caso aconteceu em 17 de fevereiro de 2024, mas estava sendo investigado em sigilo pela Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil da Espanha (CIAIAC) e só veio à tona na última quinta-feira (15), após publicação do relatório do incidente.

O copiloto foi liberado e colocado em observação horas depois. Ele foi afastado da companhia aérea para tratar do caso.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

O presidente dos Estados Unidos e o bilionário dono da Tesla no Salão Oval
Internacional
Trump e Elon Musk trocam acusações e ameaças públicas
Jessie J revelou diagnóstico de câncer de mama
Internacional
Jessie J revela diagnóstico de câncer de mama e anuncia pausa na carreira
Navio cargueiro Morning Midas
Internacional
Cargueiro é abandonado com 3 mil carros no meio do Oceano Pacífico
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP
Internacional
Deputado italiano pede extradição de Zambelli
Mulher morre depois de cair da borda de piscina infinita
Internacional
Mulher morre depois de cair da borda de piscina infinita
Donetsk, cidade na Ucrânia
Internacional
Ucrânia e Rússia realizam troca de 1000 prisioneiros de guerra nesta semana
Poze do Rodo e Vivi Noronha
Polícia
Esposa de MC Poze do Rodo é investigada por ligação com facção criminosa
Militar ucraniano
Internacional
Rússia entrega proposta de cessar-fogo à Ucrânia durante negociações em Istambul
Não tão sortudo: Homem ganha na loteria, mas namorada foge com prêmio de R$ 21 milhões
Internacional
Não tão sortudo: Homem ganha na loteria, mas namorada foge com prêmio de R$ 21 milhões
Polícia investiga ataque
Internacional
Homem ataca multidão nos Estados Unidos; oito pessoas ficam feridas

Mais Lidas

Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: acusado de emprestar arma para assassinato vai a júri nesta quinta
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Polícia
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Caso aconteceu em Ivinhema
Polícia
Preso por estupro, homem tira a própria vida em cela da cadeia em MS
Motociclista não resistiu aos ferimentos
Polícia
JD1TV AGORA: Motociclista morre em acidente em avenida do Nova Campo Grande