Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Internacional

Bolsonaro diz que ataque dos EUA impactará no combustível

Clima entre EUA e Irã fica tenso após ataque que matou general do alto escalão

03 janeiro 2020 - 12h31Jônathas Padilha, com informações da Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse nessa sexta-feira (3) que o ataque dos Estados Unidos a um comboio no Iraque deverá impactar no preço dos combustíveis no Brasil.

O Estados Unidos realizou um ataque próximo ao Aeroporto de Bagdá que matou o comandante de alto escalão da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã. O que pode acirrar a tensão entre os países e provocar reflexos em todo o mundo.

Bolsonaro descartou a possibilidade de que iria tabelar o preço do produto para controlar impactos e informou que vai discutir o assunto com a equipe econômica e com o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

No Palácio da Alvorada, o presidente disse sobre o encontro. “Tive algumas informações, sobre o ataque, nessa madrugada, e vou me encontrar com o Heleno, do GSI, para me inteirar sobre o que aconteceu para, depois, emitir juízo de valor”.

Apesar da preocupação com os reflexos que a crise internacional pode trazer ao Brasil, Bolsonaro disse que não pretende tabelar o preço. “Que vai impactar, vai. Agora vamos ver nosso limite aqui, porque já está alto, e se subir mais, complica. Mas não posso tabelar nada. Já fizemos esse tipo de política de tabelamento antes e não deu certo. Vou agora conversar com quem entende do assunto”. O presidente tentou contatar o presidente da Petrobras, Roberto da Cunha Castello Branco, mas eles ainda não conseguiram conversar sobre.

Durante coletiva, Jair voltou a defender a quebra do monopólio da Petrobras. “Temos de quebrar o monopólio, para evitar a alta dos combustíveis. A distribuição é ainda o que mais pesa no preço, e depois o ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que é um imposto estadual”, acrescentou.

Bolsonaro também afirmou que o Brasil já chegou ao limite no assunto de cobrança de impostos. “Não dá para aumentar mais imposto no Brasil. Ponto final. No ano passado pagamos por dia mais de R$1 bilhão em juros. Foram R$ 400 bilhões por ano. A Europa foi reconstruída, pós 2ª guerra mundial, um montante desse. Então, por ano, pagamos uma reconstrução da Europa”, disse.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mortos na Operação Contenção / PMERJ E PCRJ -
Justiça
Audiência de direitos humanos discute operação policial no Rio que terminou com 122 mortos
O ditador Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte
Internacional
Coreia do Norte reconhece novo líder do Irã e critica "atos de agressão" dos E.U.A
Mulher é morta por elefante após provocar animal na Namíbia
Internacional
Mulher é morta por elefante após provocar animal na Namíbia
PCC e CV atuam em diversos estados brasileiros
Internacional
PCC e Comando Vermelho serão classificados como 'organizações terroristas' pelos EUA
Foto: EFE/EPA/Abedin Taherkenareh
Internacional
Irã define novo líder supremo após morte de Ali Khamenei
Foto: Anadolu/Reuters
Internacional
Irã denuncia mortes de civis e diz que mais de 1,3 mil morreram em conflito com EUA e Israel
Bombardeio em vários locais do Oriente Médio
Internacional
Hezbollah no Líbano volta à guerra e conflito escala no Oriente Médio
Papa Leão XIV
Internacional
Papa pede diplomacia e fim da espiral de violência no Oriente Médio
Com morte de Khamenei, Irã forma conselho de governo com aiatolá Arafi
Internacional
Com morte de Khamenei, Irã forma conselho de governo com aiatolá Arafi
Bombardeio atingiu Irã
Internacional
Itamaraty desaconselha viagens a 11 países após ataque ao Irã

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS