Menu
Menu
Busca sábado, 31 de janeiro de 2026
Internacional

Bolsonaro diz que ataque dos EUA impactará no combustível

Clima entre EUA e Irã fica tenso após ataque que matou general do alto escalão

03 janeiro 2020 - 12h31Jônathas Padilha, com informações da Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse nessa sexta-feira (3) que o ataque dos Estados Unidos a um comboio no Iraque deverá impactar no preço dos combustíveis no Brasil.

O Estados Unidos realizou um ataque próximo ao Aeroporto de Bagdá que matou o comandante de alto escalão da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã. O que pode acirrar a tensão entre os países e provocar reflexos em todo o mundo.

Bolsonaro descartou a possibilidade de que iria tabelar o preço do produto para controlar impactos e informou que vai discutir o assunto com a equipe econômica e com o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

No Palácio da Alvorada, o presidente disse sobre o encontro. “Tive algumas informações, sobre o ataque, nessa madrugada, e vou me encontrar com o Heleno, do GSI, para me inteirar sobre o que aconteceu para, depois, emitir juízo de valor”.

Apesar da preocupação com os reflexos que a crise internacional pode trazer ao Brasil, Bolsonaro disse que não pretende tabelar o preço. “Que vai impactar, vai. Agora vamos ver nosso limite aqui, porque já está alto, e se subir mais, complica. Mas não posso tabelar nada. Já fizemos esse tipo de política de tabelamento antes e não deu certo. Vou agora conversar com quem entende do assunto”. O presidente tentou contatar o presidente da Petrobras, Roberto da Cunha Castello Branco, mas eles ainda não conseguiram conversar sobre.

Durante coletiva, Jair voltou a defender a quebra do monopólio da Petrobras. “Temos de quebrar o monopólio, para evitar a alta dos combustíveis. A distribuição é ainda o que mais pesa no preço, e depois o ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que é um imposto estadual”, acrescentou.

Bolsonaro também afirmou que o Brasil já chegou ao limite no assunto de cobrança de impostos. “Não dá para aumentar mais imposto no Brasil. Ponto final. No ano passado pagamos por dia mais de R$1 bilhão em juros. Foram R$ 400 bilhões por ano. A Europa foi reconstruída, pós 2ª guerra mundial, um montante desse. Então, por ano, pagamos uma reconstrução da Europa”, disse.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Avião com 15 pessoas a bordo desaparece na Colômbia
Internacional
Avião com 15 pessoas a bordo desaparece na Colômbia
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores
Imigrantes venezuelanos na fronteira dos EUA
Internacional
Juíza critica mudança migratória e bloqueia ação do governo Trump
Kevin Johnson
Internacional
Ex-jogador dos Eagles morre ao ser esfaqueado em acampamento sem-teto
Francis Buchholz, baixista clássico do Scorpions, em 2015
Internacional
Morre Francis Buchholz, ex-baixista do Scorpions, aos 71 anos
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Internacional
Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses
Presidentes da China e do Brasil
Internacional
Xi Jinping garante a Lula apoio da China em tempos "turbulentos"
Suspensão de novos vistos de imigração para os EUA começa nesta quarta
Internacional
Suspensão de novos vistos de imigração para os EUA começa nesta quarta
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Internacional
Em Davos, Trump diz que quer comprar Groelândia sem uso da força
Prisão - Foto: Ilustrativa -
Internacional
"Não é eficaz", diz ONU ao criticar aumento da pena de morte pelo mundo

Mais Lidas

Lucas estava desaparecido desde o dia 24
Polícia
Jovem desaparecido no Nova Lima é encontrado morto em área de mata
Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste
Alyson morreu após receber golpes de faca
Polícia
Suspeito de assassinar Alyson é preso cometendo furto com irmão em Campo Grande