Menu
Menu
Busca sexta, 15 de maio de 2026
Camara CG Maio26
Internacional

EUA e Talibã do Afeganistão retomam negociação de paz

Cerca 2.400 militares norte-americanos foram mortos na guerra

07 dezembro 2019 - 16h40Jônathas Padilha, com informações da Agência Brasil

Os talibãs do Afeganistão confirmaram neste sábado (7) a retomada das negociações com os Estados Unidos (EUA) em Doha, no Catar.

Retomada aconteceu três meses após o presidente norte-americano, Donald Trump, ter cancelado as conversações, depois de um ataque em Cabul, que morreu um soldado americano.

Suhail Shaheen, porta-voz dos talibãs no Catar, fez a seguinte publicação em sua conta no Twitter. "Hoje, a equipe de negociação do emirado islâmico, liderada pelo respeitado mulá Baradar Akhund, número dois dos talibãs, retomou as negociações com a equipe de negociação dos Estados Unidos a partir de onde foram suspensas", tweetou.

O porta-voz ainda disse que as negociações continuam nesse domingo (8) e que Anas Haqqani, filho do fundador da rede Haqqani, importante ramo da rebelião talismã, libertado em novembro de uma prisão afegã como parte de uma troca de prisioneiros, participou dessa negociação como membro da delegação talibã.

Haqqani e mais dois prisioneiros do talibã foram libertados pelo governo afegão em troca de dois professores universitários ocidentais, como medida de reforço da confiança, para abrir caminho à retomada das negociações.

A libertação serviu também para aproximar posições entre o governo afegão e os talibãs, que se recusam a negociar pessoalmente com o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani. Os talibãs o consideram “fantoche do ocidente”.

Zalmay Khalilzad foi o enviado dos Estados Unidos para a reconciliação e desempenhou um papel ativo no intercâmbio de prisioneiros.

Khalilzad chegou ao Afeganistão na quarta-feira (4) e realizou uma série de reuniões com líderes e políticos no país, incluindo o presidente Ghani.

Ghani pediu para Khalilzad levar em consideração que para iniciar o processo de paz, os talibãs devem aceitar um cessar-fogo e as conversações devem abordar a questão dos refúgios dos talibãs no vizinho Paquistão.

Reportar Erro
Energisa Michel - Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Trump e Lula durante encontro na Casa Branca
Internacional
Trump diz que reunião com Lula foi "muito boa" e destaca discussão sobre comércio e tarifas
Lula e Trump vão se encontrar novamente
Internacional
Comércio e crime organizado serão temas da reunião entre Lula e Trump
Vídeo: Torcedores do Santos se envolvem em pancadaria em estádio na fronteira
Esportes
Vídeo: Torcedores do Santos se envolvem em pancadaria em estádio na fronteira
Foto: Polícia Nacional da Colômbia / AFP / HANDOUT
Internacional
VÍDEO: Monster truck atropela multidão na Colômbia e deixa 3 mortos e 38 feridos
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursa com presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante conferência no Rio de Janeiro
Internacional
Alimentos importados começam a ter redução de tarifas com acordo Mercosul-UE
Foto: EFE/ Guillermo Garrido
Internacional
Chefs italianos fazem tiramisù de 400 metros para entrar no Guinness Book
Encontro aconteceu ontem a noite
Internacional
Homem atira durante jantar de Trump com correspondentes em Washington
Ao lado do Brasil, Senegal persegue protagonismo no Sul Global
Internacional
Ao lado do Brasil, Senegal persegue protagonismo no Sul Global
Tensão entre EUA e Irã trava navegação no Estreito de Ormuz
Internacional
Movimento de navios em Ormuz continua reduzido apesar de trégua
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Internacional
Trump descarta ampliar cessar-fogo e pressiona por acordo com Irã

Mais Lidas

Família de criança que morreu atropelada pede ajuda para velório na Capital
Polícia
Família de criança que morreu atropelada pede ajuda para velório na Capital
Carreta no local do acidente
Polícia
Criança que morreu atropelada tentava pegar 'rabeira' da carreta quando foi atingida
Lucas Adriano Caniza Santos, o "Lucão" - Foto: Reprodução
Polícia
'Crime não impera', diz comandante do BOPE após morte de líder do CV em Sonora
Dinheiro - Foto: Getty Images / BBC
Justiça
Devedores terão contas bloqueadas mais rápido após acordo entre CNJ e bancos