Devido à variabilidade climática que causa fortes chuvas na Colômbia, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, declarou no domingo (10) que o país vive um desastre nacional.
O departamento de Chocó é o mais afetado pelas chuvas, onde mais de 30 mil famílias foram atingidas e danos foram relatados em 27 dos 31 municípios da região.
O Posto de Comando Unificado Nacional a partir da Sala de Crise da Unidade Nacional de Gestão de Riscos (UNGRD) alocará $ 2,5 bilhões de pesos colombianos (equivalente a US$ 570 mil) por meio de dois Fundos de Investimento Coletivo (FIC) para ajudar os municípios mais atingidos pelas enchentes, informou o presidente.
Segundo o Governo colombiano, a declaração de catástrofe nacional procura facilitar a mobilização dos recursos necessários para cuidar das vítimas em todo o país e mitigar os efeitos negativos das inundações e secas.
Em decorrência das emergências causadas pelas fortes chuvas no país, o presidente Petro liderou neste domingo o Posto de Comando Unificado Nacional a partir da Sala de Crise da Unidade Nacional de Gestão de Riscos (UNGRD).
Para responder a esta emergência em Chocó, as autoridades informaram que a Unidade Nacional de Gestão de Risco de Desastres (UNGRD) enviou uma equipa técnica para na capital, Quibdó, trabalhando em coordenação com o governo.
Uma operação logística começa nesta terça-feira (12) para distribuir os primeiros 10 mil kits de Assistência Humanitária Emergencial (EHA) para atender as famílias afetadas pelas chuvas.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Dois cães resgatam cachorrinho atropelado; assista

JD1TV: Menina é 'jogada' de brinquedo em parque de diversões e socorrida em estado grave

Trump anuncia tarifas recíprocas, e produtos importados do Brasil são taxados em 10%

Trump anunciará 'tarifaço' global

Val Kilmer, ator de 'Batman' e 'Top Gun', morre de pneumonia aos 65 anos

Com mais de 1.000 mortos após terremoto em Mianmar, países enviam ajuda

Elon Musk vende X por US$ 33 bilhões para sua própria empresa de inteligência artificial

JD1TV: Terremoto na Ásia deixa mais de 140 mortos e 732 feridos

JD1TV: Pikachu foge da polícia durante protesto na Turquia e viraliza na internet
