O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quinta-feira (7) que o país pretende assumir o controle militar de toda a Faixa de Gaza, com o objetivo de, posteriormente, transferir a administração do território a forças árabes que possam governá-lo de maneira “adequada”.
“Pretendemos fazê-lo”, declarou Netanyahu em entrevista à emissora norte-americana Fox News, ao ser questionado se Israel pretende controlar todo o território de Gaza.
O premiê, no entanto, negou a intenção de manter ocupação ou governar diretamente a região. “Não queremos mantê-la. Queremos ter um perímetro de segurança. Não queremos governá-la. Não queremos estar lá como um órgão governamental”, explicou.
Segundo ele, o objetivo é entregar Gaza a forças árabes que possam governá-la sem representar uma ameaça a Israel.
Netanyahu reiterou que a prioridade é remover o grupo Hamas do território, a quem acusa de subjugar a população local e representar uma ameaça direta à segurança de Israel.
“Queremos libertar o povo de Gaza do terror do Hamas”, afirmou o premiê, sem, no entanto, detalhar quais forças árabes estariam dispostas ou aptas a assumir essa gestão no futuro.
A declaração ocorre às vésperas da votação do gabinete de segurança israelense sobre a possibilidade de reocupação total da Faixa de Gaza.
Desde o início da guerra contra o Hamas, em 2023, Israel retomou grandes áreas do território, embora não tenha apresentado um plano claro de governança para o período pós-conflito.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA







