Menu
Menu
Busca sábado, 31 de janeiro de 2026
Internacional

Número de mortos por terremoto na ilha de Lombok na Indonésia sobe para 321

A região norte de Lombok é a mais atingida com 273 mortes

11 agosto 2018 - 11h11Da redação com Agência Brasil

As autoridades da Indonésia elevaram na sexta-feira (10) para 321 o número de mortos e mantiveram em 270.168 os deslocados pelo terremoto de magnitude 6,9 que castigou no domingo a ilha de Lombok e suas réplicas posteriores.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, na sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, advertiu em comunicado que o número de vítimas mortais ainda vai aumentar mais pois há relatos de outras mortes que não foram incluídas no último balanço porque estão em processo de verificação.

A região norte de Lombok é a mais atingida com 273 mortes, seguida de Lombok Ocidental, com 26; Lombok Oriental, com 11; Mataram, com sete; Lombok Central, com duas; e Denpasar, capital da ilha vizinha de Bali, também com duas.

"Espera-se que o número de deslocados também aumente porque o registro dos mesmos não foi feito de forma adequada", acrescentou Sutopo.

Além das vítimas e deslocados, foram destruídas ou danificadas 67.857 casas, 468 escolas, seis pontes, 50 lugares de oração, 20 escritórios, 15 mesquitas e 13 hospitais.

O cálculo provisório dos danos feitos pela BNPB ronda 3 trilhões de rupias (cerca de 181 milhões de euros).

Sutopo detalhou que a assistência humanitária e voluntários continuam chegando à ilha, onde operam "centenas de ONGs e organizações comunitárias".

"A assistência que chega é distribuída imediatamente nos acampamentos de deslocados", afirmou o funcionário indonésio.

As equipes de busca e resgate seguem com as operações para encontrar mais sobreviventes e corpos sob os escombros dos edifícios.

Lombok sofreu mais de 451 réplicas desde o terremoto de magnitude 6,9 de domingo, algumas delas fortes, como a de magnitude 5,9 que sacudiu a ilha na quinta-feira.

A Indonésia está localizada no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica na qual, a cada ano, são registrados cerca de 7 mil terremotos, a maioria moderados.

 

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Avião com 15 pessoas a bordo desaparece na Colômbia
Internacional
Avião com 15 pessoas a bordo desaparece na Colômbia
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores
Imigrantes venezuelanos na fronteira dos EUA
Internacional
Juíza critica mudança migratória e bloqueia ação do governo Trump
Kevin Johnson
Internacional
Ex-jogador dos Eagles morre ao ser esfaqueado em acampamento sem-teto
Francis Buchholz, baixista clássico do Scorpions, em 2015
Internacional
Morre Francis Buchholz, ex-baixista do Scorpions, aos 71 anos
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Internacional
Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses
Presidentes da China e do Brasil
Internacional
Xi Jinping garante a Lula apoio da China em tempos "turbulentos"
Suspensão de novos vistos de imigração para os EUA começa nesta quarta
Internacional
Suspensão de novos vistos de imigração para os EUA começa nesta quarta
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Internacional
Em Davos, Trump diz que quer comprar Groelândia sem uso da força
Prisão - Foto: Ilustrativa -
Internacional
"Não é eficaz", diz ONU ao criticar aumento da pena de morte pelo mundo

Mais Lidas

Lucas estava desaparecido desde o dia 24
Polícia
Jovem desaparecido no Nova Lima é encontrado morto em área de mata
Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste
Alyson morreu após receber golpes de faca
Polícia
Suspeito de assassinar Alyson é preso cometendo furto com irmão em Campo Grande